2.ª edição do ciclo de sessões “Arquivos do Saber: Ciência, História e Memória” inicia-se a 11 de março
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através do seu Arquivo de Ciência e Tecnologia (ACT), dará continuidade em 2026 ao ciclo de sessões “Arquivos do Saber: Ciência, História e Memória”. Nesta 2.ª edição, mantém-se o objetivo de promover sessões de curta duração, num ambiente de partilha e de divulgação do acervo documental do Arquivo de Ciência e Tecnologia da FCT, com características únicas para a história da atividade científica em Portugal.
A primeira sessão deste novo ciclo realiza-se já no próximo dia 11 de março, pelas 14h30, e terá como orador principal o Professor Manuel Galvão de Melo e Mota (Universidade Lusófona), que fará uma apresentação sob o tema “Miguel Mota, agrónomo, investigador e professor: um homem à frente do seu tempo”. A moderação será assegurada por Cláudia Henriques, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. O evento realiza-se nas instalações da FCT (Av. Dom Carlos I, 126, Lisboa) e é de entrada livre, mediante inscrição prévia, até ao dia 10 de março. O programa detalhado do evento pode ser consultado no site da ACT.
Pretende-se que estes ciclos de sessões possam ser um contributo para estimular o conhecimento e o estudo da documentação que a FCT tem à sua guarda, com partilha de resultados de trabalhos de investigação, divulgando um acervo que reúne uma importância desmedida para a história da ciência, das políticas científicas, das instituições e da investigação em Portugal. Partilhar, refletir e debater, realçando a importância das fontes primárias para a Ciência, a História e a Memória, são assim os grandes motes deste ciclo. As restantes três sessões de 2026 têm como datas previstas de realização os dias 13 de maio, 16 de setembro e 4 de novembro, com toda a informação sobre os respetivos programas a ser disponibilizada, atempadamente, nesta página.