5.ª e última Sessão de 2025 do Ciclo “Arquivos do Saber: Ciência, História e Memória”
O Ciclo “Arquivos do Saber: Ciência, História e Memória” realiza a sua 5.ª e última sessão deste ano, no dia 19 de novembro, às 14h30 na FCCN – Pequeno Auditório do LNEC, em Lisboa.
Já estão abertas as inscrições para esta sessão, que contará com as intervenções, no momento de abertura, de Maria Paula Diogo, vogal do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Paula Meireles, coordenadora do Arquivo de Ciência e Tecnologia e João Nuno Ferreira, da FCT.
Os oradores convidados são Rúben Almeida, do INESC TEC – FEUP, que fará uma apresentação intitulada “Minha Região – O Teu Portal Autárquico”, e Joaquim José, do Instituto Politécnico da Guarda, que falará sobre “Memor.pt – Explore a Memória Digital Portuguesa”, ambos vencedores do Prémio Arquivo.pt 2025 (1.º e 2.º lugares, respetivamente). A sessão será moderada por João Gomes, da FCCN, unidade de serviços digitais da FCT.
O ciclo “Arquivos do Saber: Ciência, História e Memória”, organizado pela FCT, está a decorrer desde fevereiro deste ano, com o objetivo de divulgar o acervo documental do seu Arquivo de Ciência e Tecnologia, bem como outros relevantes para a história e memória da Ciência e da Tecnologia em Portugal. As sessões são de curta duração e decorrem num ambiente informal e de partilha. Para mais informações sobre esta iniciativa, ou para visualização das sessões já realizadas, consulte a página dedicada ao evento.
O Arquivo de Ciência e Tecnologia (ACT) é único na história da atividade científica em Portugal, com a função de preservar e gerir a memória documental da produção científica nacional, traduzida em milhares de processos de apoio a bolsas, instituições e projetos de investigação. Aberto ao público desde 16 de dezembro de 2011, possui um significativo acervo documental que inclui, para além do próprio arquivo da FCT a partir de 1997, o espólio da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), de 1967 a 1997, e de outros organismos públicos e privados, essencialmente na área das políticas e financiamento da ciência em Portugal.