Aviso de Abertura EQUIPAR+2 – Investimento Nacional para o Reforço de Equipamento Científico em Unidades I&D

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) publicou o Aviso de Abertura do EQUIPAR+2: Investimento Nacional para o Reforço de Equipamento Científico em Unidades I&D, sendo este mais um impulso para o sistema de investigação nacional, promovendo a renovação, modernização e digitalização das infraestruturas e equipamentos científicos das Unidades de I&D.
Este investimento visa apoiar elementos como grandes equipamentos científicos, conjuntos de instrumentos científicos, arquivos e dados científicos, assim como outros recursos baseados no conhecimento, sistemas informáticos e de programação, também redes de comunicação que promovam o acesso aberto digital e/ou outras infraestruturas essenciais para estimular a excelência nas atividades de investigação e inovação.
A dotação orçamental é de 50.000.000,00 € (cinquenta milhões de euros), totalmente financiada através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito da Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, investimento RE-C05-i13 – Unidades de Investigação Científica para o Investimento Nacional para o Reforço de Equipamento Científico em Unidades de Investigação.
O Equipar+2 destina-se ao apoio financeiro para a aquisição, renovação, atualização e expansão de equipamentos científicos das unidades de investigação, que no exercício de Avaliação das Unidades de I&D 2023/2024 obtiveram a classificação “Excelente” ou “Muito Bom”.
São consideradas elegíveis as despesas realizadas entre 1 de janeiro de 2025 e 30 de junho de 2026, exclusivamente enquadradas nas seguintes rubricas: equipamento, aquisição de bens e serviços e adaptação de edifícios.
As propostas devem ser submetidas, em língua inglesa, a partir do dia 8 de setembro de 2025, e até às 17H00 (hora de Lisboa) do dia 17 de setembro de 2025, através da plataforma myFCT.
O período para a associação da Instituição de Gestão Principal da Unidade de I&D, que apresentam proposta, é do dia 18 de setembro até às 17H00 (hora de Lisboa) do dia 22 de setembro de 2025, através da plataforma myFCT.