Saltar para o conteúdo principal

Concurso Transnacional de 2026 da Parceria Europeia ERA4Health – Prevent-OO

Imagem alusiva à ERA4Health Partnership - Prevent-OO

A Parceria Europeia ERA4Health – Fostering a European Research Area for Health, da qual faz parte a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), lançou no dia 13 de novembro o concurso transnacional conjunto de 2026, para financiamento de projetos de investigação e inovação, sob o tema “Understanding and Preventing Overweight and Obesity (Prevent-OO)”.

Este concurso envolve a participação de instituições de financiamento de 20 países, com o objetivo de apoiar a colaboração em projetos de investigação interdisciplinares, baseados na complementaridade e na partilha de conhecimentos especializados na área da obesidade, com uma clara abordagem de investigação translacional.

As candidaturas devem cobrir apenas um dos seguintes tópicos:

  1. Compreensão das causas da obesidade e do excesso de peso e das suas complicações com investigação mecanística;
  2. Estratégias de prevenção e de saúde pública para fases críticas de transição ao longo da vida.

As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 21 de janeiro de 2026, às 11h00 (hora de Portugal Continental).

Para apoiar os potenciais candidatos, será organizada uma sessão informativa, no dia 18 de novembro, entre as 9:00 e as 11:00, com inscrição prévia. Também está programado um evento de matchmaking, para o dia 21 de novembro, entre as 12:00 e as 14:00, com vista a facilitar a formação de consórcios transnacionais e com inscrições abertas até 18 de novembro (inclusive). Os horários indicados são os de Portugal Continental.

Para mais informações sobre o concurso de 2026 da ERA4Health, consulte a página no site da FCT e a página do concurso da ERA4Health.

A Parceria ERA4Health é cofinanciada no âmbito do Programa-Quadro Horizonte Europa e pretende estabelecer uma coordenação flexível e eficaz entre agências de financiamento do Espaço Europeu de Investigação, com vista a financiar projetos transnacionais conjuntos de I&I em áreas prioritárias da Saúde e Bem-estar. Esta parceria reúne, atualmente, 37 parceiros de 24 países, incluindo Portugal, representado pela FCT e pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB).