Saltar para o conteúdo principal

Dia Internacional da Mulher

Prof. Madalena Alves, Presidente da FCT

As mulheres têm sido historicamente sub-representadas na ciência, muito embora algumas notáveis exceções nos façam desfocar a realidade dos números. Por exemplo Marie Curie, que ganhou dois Prémios Nobel, ou Rosalind Franklin, cujo trabalho foi crucial na descoberta da estrutura do DNA, são dois exemplos que sobressaem nas mínimas percentagens de mulheres que até hoje ganharam a maior honra da ciência que premiou 894 homens e apenas 60 mulheres. Nas carreiras universitárias e da investigação, os lugares de topo são minoritariamente ocupados por mulheres, enquanto que nas posições mais iniciais das carreiras existe paridade.

Com o apoio contínuo da igualdade de género na ciência, as mulheres estão cada vez mais capacitadas para liderar projetos e equipas, assumir cargos de liderança e iniciar as suas próprias empresas. No entanto, ainda há muito a ser feito para garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e recursos para avançar nas suas carreiras científicas de forma justa e paritária. São necessárias políticas de inclusão e igualdade de género, programas de mentoria em liderança para mulheres cientistas e o aumento da consciencialização sobre a importância da diversidade na ciência, para construir um futuro diferente para as mulheres, mais diverso e inclusivo, que garanta que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e recursos para prosperar nas suas carreiras científicas. Importa também reconhecer e celebrar as realizações de mulheres na ciência e inspirar a próxima geração de jovens mulheres cientistas.

Na FCT estamos atentos às mulheres que estiveram afastadas da sua atividade científica por um período alargado de tempo devido a licença de maternidade. Por isso criamos o programa RESTART que vai oferecer uma oportunidade de financiamento de ciência dirigida a jovens mães, sem esquecer também os pais que optaram por licenças partilhadas. É um pequeno passo, mas é um estímulo pleno de significado.

Madalena Alves
Presidente da FCT