Saltar para o conteúdo principal

Evento coorganizado pela FCT sobre Semicondutores gera reflexão sobre oportunidades e desafios nacionais e internacionais

Evento sobre semicondutores o INL em 2025

O evento “Semiconductors: Opportunities and Challenges” realizou-se no dia 17 de março, no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, e reuniu líderes da indústria, especialistas e investigadores com o objetivo de refletir sobre as oportunidades e desafios associados aos semicondutores a nível nacional e internacional.

O Ministro da Educação, Ciência e Inovação (MECI), Fernando Alexandre, encerrou o evento, que contou também com as presenças da Secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva e do Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira. Madalena Alves, presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) participou no evento como moderadora do painel “A Estratégia Portuguesa para os Semicondutores”.

Do programa constaram vários painéis constituídos por participantes de diversos países, nomeadamente do Brasil, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido e da Comissão Europeia, incluindo parceiros das Universidades Carnegie Mellon University e UT Austin, com quem Portugal mantem parcerias há vários anos.

Na apresentação da estratégia portuguesa para os semicondutores foram salientados os projetos já implementados, quer das linhas piloto, quer do Centro de Competências (POEMS).

Este evento, que destacou o papel de Portugal na inovação europeia de semicondutores, teve a organização conjunta da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), da Agência Nacional de Inovação (ANI), da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte) e contou com o apoio do Ministério da Educação, Ciência e Inovação e do Ministério da Economia.