FCT conquista o Selo da Diversidade pelas suas práticas de promoção da igualdade, conciliação e bem-estar organizacional
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) foi distinguida com o Selo da Diversidade, na categoria “Condições de Trabalho e Acessibilidade”, pelo desenvolvimento do Programa +vida.FCT.
Esta distinção reconhece o compromisso da FCT com a promoção da igualdade, da conciliação entre vida profissional e pessoal, e do bem-estar organizacional.
Atribuído pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), promotora da Carta Portuguesa para a Diversidade em parceria com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), o Selo da Diversidade valoriza práticas institucionais que promovem ambientes de trabalho mais inclusivos e equitativos.
Criado em 2022, o Programa +vida.FCT foi estruturado para estabelecer condições de trabalho mais inclusivas, flexíveis e saudáveis, no âmbito da implementação da certificação NP 4552 (obtida em junho deste ano). Uma das medidas estruturantes deste programa é a adoção do teletrabalho como prática diferenciadora na Administração Publica. Para além desta vertente do teletrabalho, o +vida.FCT agrega cerca de 30 iniciativas, relacionadas com boas práticas laborais, protocolos de saúde e bem-estar celebrados com diferentes entidades, apoio profissional e desenvolvimento (formação contínua) e também a adoção de uma comunicação inclusiva, com o uso de linguagem neutra, a par com o funcionamento de canais internos de auscultação contínua.
O Selo da Diversidade é uma distinção de prestígio que pretende premiar as organizações que realizem ou fomentem práticas enquadradas em políticas e estratégias de promoção da diversidade e da igualdade de oportunidades no trabalho, independentemente da origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, estilo pessoal, religião, características físicas ou outras.
Com esta distinção, o Programa +vida.FCT afirma-se como instrumento estratégico de excelência institucional, ficando reforçada a política de conciliação da FCT enquanto medida que beneficia trabalhadores, famílias, comunidade científica e a própria Administração Pública.