FCT e AMA lançam concurso para desenvolvimento de Gémeos Digitais para Territórios Inteligentes

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) lançam o concurso de projetos de investigação DigitalTwins4SmartTerritories (DT4ST): Gémeos Digitais para Territórios Inteligentes. O Aviso de Publicitação já está disponível. O período de submissão de candidaturas decorre de 26 de fevereiro a 26 de março de 2025.
Esta iniciativa visa selecionar consórcios liderados por entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) para o desenvolvimento de gémeos digitais, representações virtuais de produtos, sistemas ou processos físicos com aplicações práticas. Os projetos de investigação a submeter devem focar-se em áreas prioritárias da Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI), incluindo Agricultura, Água, Descarbonização, Energia, Mobilidade, Proteção Civil, Resiliência Climática, Saúde e Turismo. O financiamento máximo por projeto é de 1 milhão e 500 mil euros, prevendo-se a atribuição de um montante financeiro até 8.668.000,00€.
Os gémeos digitais desenvolvidos deverão ter capacidade para serem reutilizados e para apoiarem o desenvolvimento de políticas públicas e de apoio à decisão, tornando-se num pilar fundamental da estratégia operacional e de planeamento de entidades públicas. Os resultados dos projetos financiados serão disponibilizados em formatos abertos, sem restrições de acesso ou custos para os utilizadores.
Os consórcios devem incluir entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação (I&I), tais como instituições de ensino superior, laboratórios do Estado, instituições privadas sem fins lucrativos de I&D, entre outras. Empresas também podem participar, beneficiando de financiamento a 100%, desde que integradas em projetos de I&D liderados por entidades não empresariais. Adicionalmente, os consórcios devem integrar pelo menos uma entidade pública, garantindo que as necessidades dos utilizadores finais estão representadas. A participação desta entidade deverá ser formalizada através de uma carta de colaboração, assinada pelo seu representante máximo.
O concurso DigitalTwins4SmartTerritories (DT4ST): Gémeos Digitais para Territórios Inteligentes é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo uma das ações inscritas na medida TD – C19-i08 “Territórios Inteligentes”. A sua implementação resulta do protocolo estabelecido entre a AMA e a FCT, ficando a cargo da AMA a contratualização dos projetos financiados, bem como o acompanhamento das iniciativas selecionadas. Os projetos deverão estar concluídos até 31 de março de 2026, sendo elegíveis despesas incorridas desde a data de publicação do aviso até 30 de junho de 2026.
Esta é uma oportunidade para que as entidades do SCTN possam contribuir para a digitalização dos territórios em Portugal, promovendo a inovação e o desenvolvimento sustentável através de gémeos digitais.
Para mais informações sobre o concurso e as condições de candidatura, consulte a página do concurso.