FCT integra ação apoiada pelo Programa Diálogos EU-Angola

A Ação de diálogo “Instituições de Investigação & Desenvolvimento sustentáveis e atrativas” na área da Ciência e Tecnologia, é coordenada pela Fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT), de Angola, e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e tem por objetivo contribuir para a eficácia do diálogo entre a UE e Angola e sua valorização, através da implementação e da melhoria contínua dos processos de avaliação das instituições de I&D.
A reunião de kick-off desta Ação decorreu on-line no dia 16 de setembro, estando prevista a realização, em 2025 e 2026, de três workshops em Lisboa e Luanda, bem como visitas a instituições de I&D portuguesas e angolanas, destinadas a promover a construção de instituições mais sustentáveis e atrativas.
Esta Ação é apoiada pelo Programa Diálogos UE-Angola, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento, e integra-se no conjunto de 10 propostas aprovadas no âmbito do 4.º Convite à Apresentação de Propostas do referido Programa.
A cerimónia de assinatura dos Acordos de Implementação realizou-se em Luanda no dia 8 de julho de 2025. As 10 propostas aprovadas, de um total de 40 candidaturas elegíveis, abrangem várias áreas prioritárias identificadas no acordo Caminho Conjunto Angola-União Europeia estabelecido em 2012, incluindo temas relacionados com a promoção e desenvolvimento do Corredor do Lobito.