Saltar para o conteúdo principal

FCT organizou o Workshop “Avaliação de Instituições de I&D: debates europeus e partilha de experiências”

Fotografia de grupo no Workshop “Avaliação de Instituições de I&D: debates europeus e partilha de experiências”

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) organizou, no passado dia 20 de outubro, o workshop “Avaliação de Instituições de I&D: debates europeus e partilha de experiências”, que decorreu nas instalações da FCT, em Lisboa.

Este evento teve como propósito estimular a partilha de conhecimentos e experiências entre agências de financiamento e as comunidades científicas de Angola e da Europa, com foco no diálogo e na cooperação internacional. Reuniu cerca de 65 participantes, provenientes de Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe.

Além do workshop, foram também realizadas visitas técnicas a cinco instituições de Investigação e Desenvolvimento (I&D) localizadas na região da Grande Lisboa e de Aveiro, representativas de diferentes áreas científicas e modelos institucionais, nomeadamente o Green-it, o LASIGE – Centro de Investigação em Ciência e Engenharia da Computação, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e o Research Institute for Design, Media and Culture (ID+).

Esta iniciativa integrou a ação “Instituições de Investigação e Desenvolvimento atrativas e sustentáveis”, financiada pelo Programa Diálogos União Europeia-Angola, através das agências de financiamento FUNDECIT (Angola) e FCT (Portugal). Está prevista a realização de mais dois workshops híbridos, que têm como objetivo partilhar, analisar e contextualizar políticas, desafios, conhecimento, práticas e processos de avaliação de instituições de I&D em Angola e em Portugal.