Saltar para o conteúdo principal

FCT promoveu reunião sobre “Carreiras de Investigação Inclusivas”

Imagem gráfica do Gender Action +

A FCT acolheu, no passado dia 2 de abril, uma reunião de trabalho subordinada ao tema “Carreiras de Investigação Inclusivas”, que teve como objetivo disseminar e debater as recomendações contidas no position paperResearch Careers: the ground for Gender+ inclusion”, emitido pelo projeto GENDERACTIONplus.

O encontro contou com a participação de representantes dos Laboratórios de Estado, dos Laboratórios Associados das Universidades e Politécnicos, a Fundação Champalimaud, a Fundação Gulbenkian, a COTEC e a CIG – Comissão para a Igualdade de Género. Também participaram investigadores/as das áreas temáticas em questão.

O GENDERACTIONplus é um projeto que visa promover as políticas de igualdade de género e a partilha de boas práticas e integração da perspetiva de género em projetos de investigação científica. Tem como objetivos promover a coordenação da política de igualdade de género na investigação e inovação nos Estados-Membros e países associados, desenvolver soluções políticas para melhorar as carreiras de investigação e as condições de trabalho na investigação e inovação europeias, desenvolver soluções políticas para aumentar a excelência e a responsabilidade social do conhecimento através da integração da dimensão do género na investigação, inovação e ensino, e superar as desigualdades geográficas na investigação e inovação no domínio da política de igualdade de género, visando os países menos envolvidos nesta matéria.

A reunião decorreu de uma forma bastante participada e motivadora, evidenciando o interesse e a relevância da temática. Os participantes concluíram que estão criadas as condições para dar continuidade ao debate, promovendo sinergias entre os vários stakeholders presentes, de forma a passar-se do plano das recomendações ao plano das ações.