Portugal capta mais duas ERC Consolidator Grants
O Conselho Europeu de Investigação (European Research Council – ERC) anunciou, dia 9 de dezembro, os 349 projetos selecionados no ERC Consolidator Grant 2025, concurso que visa financiar investigadores/as que se encontram numa etapa de consolidação das suas equipas de investigação. Na lista há projetos de dois investigadores a desenvolver a sua atividade em Portugal, ao qual é atribuído um financiamento de 4,1 milhões de euros.
Com mais este resultado, a investigação desenvolvida em instituições do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) atinge a marca de 144 milhões de euros captados nos concursos do ERC desde o início do Horizonte Europa, o programa-quadro de financiamento europeu de investigação e inovação para o período de 2021-2027. Este montante aproxima-se dos 150 milhões de euros captados durante todo o anterior programa-quadro, Horizonte 2020 (2014-2020), quando ainda faltam dois anos de concursos.
Os vencedores do Consolidator Grant 2025 a desenvolver investigação em Portugal são:
- Juan Álvaro Gallego, que irá receber um financiamento de 2,1 milhões de euros para o projeto SELECT: “Sensorimotor Learning and Control Across Timescales”, a ser desenvolvido no novo Centro de Neurotecnologia Regenerativa da Fundação Champalimaud.
- Ricardo Araújo, docente do Instituto Superior Técnico e investigador no Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), receberá 2 milhões de euros para desenvolver o projeto DEDALUS “The Labyrinth of Warm-Bloodedness: a journey into the origins of dinosaur-bird endothermy via semicircular canal biomechanics”.
Ricardo Araújo é apoiado pelo Programa ERC-Portugal da FCT, concretamente pelo programa-eixo ERC-PT A-Projects, destinado a financiar a capacitação de candidaturas com classificações A, mas que não foram selecionadas para financiamento pelo ERC. Para mais informações sobre este programa, consulte a página no site da FCT.
A FCT tem vindo a desenvolver um conjunto de programas inovadores abrangendo todos os ciclos da participação nacional nos concursos do ERC, desde a preparação das candidaturas até à estabilização em posições permanentes de investigadores a realizar a investigação no estrangeiro (ERC-PT Careers – Attract) e investigadores a realizar a investigação em Portugal (ERC-PT Careers – Retain). O Programa ERC-Portugal inclui os seguintes programas-eixo: Pre-Assessment, para apoio à comunidade científica nacional na preparação de propostas; ERC A-Projects, para o financiamento de candidaturas nacionais com classificações de topo não selecionadas para financiamento pelo ERC; e ERC-PT Careers, de atração e retenção de investigadores com projetos ERC.