Saltar para o conteúdo principal

Programa UT Austin Portugal promove duas iniciativas de empreendedorismo

Fotografia com pessoas a reunir no ambiente de reunião de trabalho

O Programa UT Austin Portugal está a promover duas iniciativas de formação na área do empreendedorismo. Até 15 de outubro, estão abertas as inscrições para o curso online “Entrepreneurial Foundations” e, no dia 19 de setembro, já arrancou a primeira edição do TechLaunch.

Investigadores, estudantes, docentes e profissionais interessados em desenvolver competências empreendedoras constituem o público-alvo do “Entrepreneurial Foundations”, um curso intensivo de 5 semanas. Terá início a 5 de novembro e será ministrada por Mellie Price, empreendedora experiente e Diretora Executiva para o Empreendedorismo na Universidade do Texas em Austin (McCombs School of Business).

Esta formação visa oferecer uma abordagem prática e estratégica ao processo de criação e desenvolvimento de projetos inovadores. Os participantes aprenderão a mentalidade, a linguagem e as estruturas que facilitam a avaliação de oportunidades, o enquadramento do valor da ciência e da tecnologia e a colaboração eficaz com a indústria – tudo num formato pragmático e orientado para o mundo real.

O curso será lecionado em inglês e é gratuito, mediante inscrição prévia. Mais informações, incluindo estrutura, conteúdos e processo de inscrição, estão disponíveis nesta página.

O TechLaunch é outra iniciativa do Programa UT Austin Portugal, cuja primeira edição está em curso, e que consiste num programa intensivo de empreendedorismo tecnológico. O seu objetivo é avaliar o potencial de comercialização de projetos tecnológicos desenvolvidos por empreendedores nacionais.

A iniciativa é orientada por instrutores certificados pela National Science Foundation, no âmbito da iniciativa I-Corps™, reconhecida internacionalmente pela sua abordagem prática à inovação. Os formadores desta edição – Aprille Busch, Weston Waldo e Jessica Fleenor – trazem consigo uma vasta experiência enquanto empreendedores.

Ao longo de mais de um mês, onze equipas deep tech portuguesas, oriundas de instituições académicas, centros de investigação e empresas, vão participar num percurso formativo que combina sessões online com uma componente presencial, prevista para novembro, em Austin, no Texas. Esta fase incluirá atividades de customer discovery e culminará com um pitch final, onde as equipas apresentarão as suas propostas a especialistas e potenciais investidores.

Durante o programa, os participantes serão desafiados a realizar entrevistas com potenciais clientes e parceiros de negócio, com o objetivo de validar a viabilidade de transformação das suas tecnologias em produtos ou serviços comerciais.

Mais informações sobre o TechLaunch e futuras edições, estão disponíveis nesta página.

A promoção do empreendedorismo tecnológico é um dos pilares do Programa UT Austin Portugal, que é desenvolvido no âmbito do GoPORTUGAL – Global Science and Technology Partnerships Portugal. Esta iniciativa, promovida pela FCT, tem como objetivo reforçar o posicionamento internacional de Portugal na ciência e na tecnologia, através da criação de redes colaborativas com instituições de referência, como a Universidade do Texas em Austin.