Saltar para o conteúdo principal

Sessão Pública de Entrega do Prémio João Monjardino 2024

Imagem alusiva à Sessão Pública de Entrega do Prémio João Monjardino 2024

A Sessão Pública de Entrega do Prémio João Monjardino 2024 vai ter lugar no próximo dia 19 de setembro, às 14h00, no Auditório Zulmira Simões da Escola de Medicina da Universidade do Minho, em Braga. A cerimónia terá transmissão direta online, consulte o programa da sessão.

Jorge Diogo da Silva, é o jovem investigador distinguido na edição de 2024 do Prémio João Monjardino, com o artigo “Glucocorticoid receptor-dependent therapeutic efficacy of tauroursodeoxycholic acid in preclinical models of spinocerebellar ataxia type 3”.

Publicado no Journal of Clinical Investigatione, a 16 de janeiro de 2024, o seu trabalho teve como principal objetivo fazer a avaliação da eficácia do fármaco TUDCA (ácido tauroursodesoxicólico) em modelos animais da doença de Machado-Joseph (DMJ), uma doença neurodegenerativa rara. O estudo demonstrou que o TUDCA é eficaz na minimização da DMJ em modelos de nematode em ratinho, abrindo caminho para um novo potencial tratamento para esta condição e para a avaliação do TUDCA como eventual substituto de fármacos corticosteroides.

Jorge Diogo da Silva é, atualmente, Professor Auxiliar Convidado da Escola de Medicina da Universidade do Minho e Médico Interno de Formação Específica em Genética Médica no Centro de Genética Médica da ULS de Santo António.

Até 30 de setembro de 2025, estão abertas as candidaturas ao Prémio João Monjardino 2025, que visa distinguir o melhor artigo científico publicado sobre o tema “Saúde Pública e Políticas de Saúde: Determinantes da evolução dos sistemas de saúde”. O concurso está aberto a investigadores com menos de 35 anos à data da candidatura, cujos trabalhos tenham sido realizados em instituições do sistema científico e tecnológico nacional. O prémio tem um valor de 10.000 euros, atribuído numa prestação única ao vencedor. Para mais informações, consulte a página do concurso.

O Prémio João Monjardino é uma iniciativa da Fundação Francisco Pulido Valente e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia que tem como objetivo estimular a investigação, desenvolvimento experimental e inovação no domínio das Ciências Biomédicas e da Saúde através do reconhecimento do mérito de atividades de natureza científica e tecnológica realizadas neste domínio. Conheça também as/os vencedoras/res das edições de 2021, 2022 e 2023.