Saltar para o conteúdo principal

Evento de Assinatura do contrato de cedência para as futuras instalações da FCT

Descerramento da placa junto às futuras instalações da FCT

O evento de Assinatura do contrato de cedência para as futuras instalações da FCT decorreu no dia 22 de março, no Auditório do LNEC, na Avenida do Brasil em Lisboa. A cerimónia foi presidida pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

Sra. Ministra Elvira FortunatoAtravés da assinatura deste documento pela FCT e pela ESTAMO, foi dado o primeiro passo com vista à criação do Campus Ciência XXI, medida de apoio à comunidade científica incluída no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência (Investimento C05 – i08 – Ciência Mais Digital) com um financiamento de 3,7 milhões de euros. A criação de um campus de ciência e tecnologia traduz-se, numa primeira fase, na reabilitação e adaptação de dois edifícios na Avenida do Brasil em Lisboa, transferindo os serviços da FCT atualmente instalados na Avenida D. Carlos I para este local, onde já funcionam atualmente os serviços digitais da FCT (através da sua Unidade FCCN).

As boas-Vindas ficaram a cargo de Eduardo Fortunato, Vogal do Conselho Diretivo do LNEC e a Sessão de abertura foi realizada por Madalena Alves, Presidente da FCT, seguida da intervenção de António Furtado, Presidente do Conselho de Administração da ESTAMO. De seguida realizou-se a apresentação do Campus Ciência XXI por Miguel Amado da ENGLISPLAN e Fernando Alfaiate, Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal fez a sua intervenção sobre o Plano de Recuperação e Resiliência. Após a assinatura do contrato de cedência de instalações entre a FCT e a ESTAMO e antes do encerramento da sessão, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, procedeu à entrega de medalhas de mérito científico a Maria de Lurdes Rodrigues (reitora do ISCTE) e a Maria José Fernandes (presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e atual presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave). Seguiu-se uma visita às futuras instalações da FCT.
Conselho Diretivo da FCT junto às futuras instalações da FCT