FCT assina acordo de colaboração com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa da Guiné-Bissau

A cerimónia de assinatura do acordo de colaboração entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa da Guiné-Bissau (RNEP-GW) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) teve lugar no Convento de São Francisco, em Coimbra, no passado dia 7 de maio de 2025.
A RNEP-GW, representada por João Okica, presidente do Conselho de Administração, e por Edualdo Costa, diretor geral, firmou o protocolo com a FCT, que esteve representada pelo seu vice-presidente, Francisco Santos.
O acordo foca-se na promoção da tecnologia no Ensino Superior e Investigação na Guiné-Bissau e simboliza o reforço da cooperação entre este País e Portugal em matéria de tecnologia, com vista à sua aplicação no ecossistema do ensino superior e investigação científica. Através desta parceria, a RNEP-GW beneficiará da experiência, capacitação, infraestruturas e boas práticas da FCCN, serviços digitais da FCT.
“A área da tecnologia, pela sua constante mudança e necessidade de inovação, traz desafios diários e cada vez mais complexos, que exigem a partilha constante de experiências entre instituições e países. Esta parceria é um passo significativo neste caminho de colaboração internacional, com benefícios para ambas as instituições”, explica Francisco Santos, vice-presidente da FCT.
O momento inseriu-se na 16.ª edição das Jornadas FCCN, evento que reúne anualmente a comunidade académica, científica e tecnológica de Portugal e parceiros internacionais. João Nuno Ferreira, coordenador geral da FCCN, serviços digitais da FCT, e os diretores de área do mesmo serviço, João Pagaime e Emanuel Massano, representaram também a instituição portuguesa nesta sessão.