FCT integra projeto da OCDE sobre financiamento público à I&D e Inovação
O registo nacional de financiamento atribuído à atividade de I&D e Inovação em Portugal – SciPROJ -, desenvolvido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologa (FCT), através da sua Unidade FCCN, iniciou um processo de integração na Fundstat, uma infraestrutura de dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que junta informação proveniente de 22 bases de dados de diversos países: Austrália, Áustria, Canadá, França, Alemanha, Japão, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos e da Comissão Europeia.
A Fundstat é uma infraestrutura para análise e comparação internacional de financiamento público a projetos de I&D e Inovação, valorizando a riqueza da informação semântica existente na informação dos projetos, com recurso a ferramentas de inteligência articial, designadamente o processamento de linguagem natural. Para além da produção de informação e de indicadores adequados sobre financiamento, esta infraestrutura propõe-se analisar a direcionalidade do financiamento público, identificando áreas científicas e tecnológicas emergentes. Neste contexto, e com base na informação já disponível na Fundstat, foi analisado recentemente o investimento público na área da Inteligência Artificial e o investimento relacionado com a pandemia de Covid-19, que aguarda publicação.
A SciPROJ é a base de dados nacional, desenvolvido no âmbito do programa PTCRIS, que agrega registos de financiamento nacionais (FCT, QREN, Portugal 2020 e ANI) e internacionais (União Europeia) que sustentam as atividades de ciência e tecnologia desenvolvidas em Portugal. O PTCRIS visa promover a integração dos sistemas de gestão de ciência das várias entidades que operam no ecossistema académico-científico, tendo em vista o cumprimento do princípio “Registar uma vez, reutilizar múltiplas”. Estas iniciativas inserem-se na política de dados abertos da FCT e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).
Esta partilha permitirá integrar informação sobre Portugal em futuros estudos realizados pela OCDE e obter informação sobre a direcionalidade do financiamento em áreas relevantes, como, por exemplo, a Transição Verde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A integração de dados sobre o financiamento de I&D e Inovação em Portugal nesta infraestrutura analítica da OCDE enquadra-se na participação da FCT, através da Divisão de Estudos e Planeamento (DEP), no grupo de trabalho MARIAD (Management and Analysis of R&D and Innovation Administrative Data). O MARIAD foi criado em 2022 no âmbito do NESTI (National Experts on Science and Technology Indicators) e tem como objetivo a utilização de dados administrativos de financiamento de I&I para informar a decisão política com base em evidência.
A OCDE conta com 38 países membros empenhados em promover a democracia e a economia de mercado, apoiando os Governos em exercícios de comparabilidade de experiências, boas práticas e de coordenação das suas políticas, bem como numa procura de respostas e soluções para problemas comuns.