FCT organiza duas sessões informativas sobre os concursos MSCA COFUND e Staff Exchanges
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) irá realizar duas sessões informativas dedicadas aos concursos Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA) COFUND 2026 e MSCA Staff Exchanges 2026, que se encontram abertos até 08 e 16 de abril, respetivamente. As sessões decorrerão exclusivamente online, ambas com a duração prevista de uma hora, sendo obrigatório o registo prévio:
- Sessão MSCA COFUND – 20 janeiro (10h00). Link para o registo
- Sessão MSCA Staff Exchanges – 22 de janeiro (10h00). Link para o registo
O MSCA COFUND visa o cofinanciamento de um programa de doutoramento ou de um programa de pós-doutoramento. Não existindo uma taxa de cofinanciamento obrigatória mínima por parte da instituição beneficiária, na prática verifica-se que as candidaturas de sucesso propõem pelo menos cerca de 30% de cofinanciamento de outras fontes.
As MSCA Staff Exchanges são um instrumento do Horizonte Europa para financiar a mobilidade de investigadores, técnicos e gestores de ciência, diretamente ligados à investigação, em qualquer fase da carreira. Os consórcios concorrentes têm obrigatoriamente um mínimo de três instituições de três países diferentes. Tal como as restantes ações MSCA, visam a formação e o desenvolvimento da carreira dos investigadores através de três dimensões da mobilidade: entre países, entre o setor académico e não académico e entre disciplinas.
A FCT é responsável pela promoção das Ações Marie Skłodowska-Curie em Portugal, realizando regularmente sessões informativas e workshops de escrita de propostas. É também responsável pela representação de Portugal no Comité de Configuração do Programa das Ações Marie Skłodowska-Curie, junto da União Europeia.