FCT reforça colaboração com MIT e UT Austin na 4.ª fase dos Programas Internacionais
Entre 11 e 14 de novembro, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) integrou a comitiva portuguesa que visitou o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a University of Texas at Austin (UTA), no âmbito da preparação da 4.ª fase dos Programas MIT Portugal e UT Austin Portugal.
A FCT foi representada por Madalena Alves, Presidente do Conselho Diretivo, e Ana Quartin, Diretora do Departamento das Relações Internacionais, acompanhando a visita da Senhora Secretária de Estado da Ciência e Inovação, Helena Canhão. António Grilo, Presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI), também integrou esta comitiva. A delegação nacional contou ainda com José Manuel Mendonça, Coordenador da Estrutura de Missão para as Parcerias Internacionais, reforçando a articulação estratégica entre os programas. Em cada Universidade, estiveram presentes os respetivos recém-nomeados codiretores das parcerias: Alexandre Ferreira da Silva (Universidade do Minho) e João P. Barreto (Universidade de Coimbra), do Programa MIT Portugal, e Rute André (Universidade de Aveiro) e Rui Oliveira (Universidade do Minho), do Programa UT-Austin Portugal.
O objetivo desta visita às duas universidades americanas foi discutir as prioridades estratégicas para os próximos anos. Nomeadamente, os renovados mecanismos de colaboração, reforço dos programas de mobilidade académica e dos projetos conjuntos em áreas críticas como energia, inteligência artificial e inovação tecnológica. Neste âmbito, foram realizadas reuniões com a equipa reitoral das duas instituições.
Nos dias 11 e 12 de novembro, a agenda no MIT incluiu reuniões com os diretores do Programa MIT Portugal e encontros com investigadores e responsáveis institucionais. As discussões centraram-se no reforço da cooperação entre Portugal e o MIT, particularmente na mobilidade de estudantes e docentes e na consolidação da colaboração em projetos conjuntos. Foram também apresentados atividades e resultados de projetos estratégicos concluídos, envolvendo instituições portuguesas e internacionais. Nos dias 13 e 14 de novembro, a delegação participou no Colóquio UT Austin Portugal 2025, dedicado à resiliência dos sistemas elétricos em Portugal e no Texas, que reuniu especialistas de ambos os países. Foram debatidas similaridades e estratégias para aumentar a resiliência das redes elétricas, reforçando a importância da colaboração transatlântica. Foi possível também conhecer projetos antigos e atuais desenvolvidos no âmbito da parceria, e reunir com os alunos e investigadores portugueses em Austin.
A visita contou com reuniões de trabalho sobre o reforço da mobilidade e da formação avançada de investigadores e estudantes e de iniciativas de empreendedorismo, incluindo a presença em sessões do Programa TechLaunch, que promove o empreendedorismo e inovação tecnológica.
A FCT continuará a trabalhar com as instituições parceiras para garantir que a 4.ª fase dos programas MIT Portugal e UT Austin Portugal irá aprofundar a cooperação científica e tecnológica, consolidando Portugal como um ator relevante na investigação a nível global.