Saltar para o conteúdo principal

IAedu reforça acesso à Inteligência Artificial da comunidade de Ensino Superior e Investigação

Imagem com o logotipo do iaedu

O IAedu, serviço digital da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a ser desenvolvido pela FCCN, dá um passo significativo na sua missão de democratizar o acesso à Inteligência Artificial (IA) no Ensino Superior e na Investigação, em Portugal, integrando quatro novos modelos de referência na sua plataforma.

Ainda na sua versão beta, o IAedu passa agora a disponibilizar os modelos GPT-5.2 da OpenAI, o DeepSeek V3.2, Claude Opus 4.5 (Anthropic) e o Llama 4 Maverick, da Meta. Esta atualização representa uma maior diversidade de ferramentas e abordagens, permitindo que alunos, investigadores, docentes e equipas técnicas escolham o modelo para melhor responderem às suas necessidades de aprendizagem e desenvolvimento. No caso dos professores, é-lhes também possível a criação dos seus próprios agentes personalizados.

Os modelos de inteligência artificial disponíveis na plataforma poderão ser atualizados ou substituídos ao longo do tempo, de acordo com o seu desempenho e a evolução do mercado, assegurando que o IAedu mantém sempre as soluções mais relevantes e eficazes para a comunidade.

No acesso via API, o IAedu mantém, nesta fase, o modelo GPT-4o, garantindo estabilidade, desempenho consistente e compatibilidade com as integrações já existentes. A evolução dos modelos disponíveis por API será avaliada de forma faseada, assegurando um equilíbrio entre inovação, fiabilidade e qualidade de serviço.

O IAedu é o ecossistema de ferramentas IA que tem como missão promover um acesso equitativo, seguro e eficiente a modelos de inteligência artificial por parte da comunidade de Ensino Superior e Investigação em Portugal.

O serviço garante confidencialidade e o cumprimento das normas de proteção de dados, já que os conteúdos submetidos pelos utilizadores não são utilizados para treinar ou melhorar os modelos de IA, assegurando práticas de utilização responsável e ética.

O IAedu encontra-se atualmente em fase beta, o que significa que a experiência de utilização e as funcionalidades disponíveis poderão evoluir ao longo do tempo. Esta abordagem permite recolher contributos da comunidade e ajustar o serviço às necessidades reais das instituições e utilizadores, garantindo uma melhoria contínua da plataforma.

O acesso ao serviço é simples e imediato através de https://iaedu.pt/pt. Caso a sua instituição já tenha aderido ao IAedu, basta que os utilizadores acedam com as suas credenciais institucionais e comecem a explorar o chat e os modelos disponíveis.