Saltar para o conteúdo principal

Cooperação Bilateral

Na cooperação bilateral em Ciência e Tecnologia promove-se o fortalecimento da cooperação científica e tecnológica através de vários mecanismos que promovam o intercâmbio científico, como concursos conjuntos para apoio a projetos de investigação ou de mobilidade, apoio à formação de investigadores, publicação de artigos científicos conjuntos, apresentação de comunicações conjuntas ou a participação em congressos internacionais.

As dinâmicas criadas através destas atividades promovem a criação de redes de investigadores e o reforço de parcerias internacionais existentes, permitindo uma consolidação internacional das equipas que potencie o acesso a outras fontes de financiamento de programas internacionais de ciência e tecnologia.

São mais de 70 os países com quem Portugal tem acordos de cooperação bilateral, seja no âmbito da cooperação cultural (e que incluem referências à ciência e a tecnologia) ou da cooperação científica, podendo, estes últimos, ser intergovernamentais ou institucionais.

Poderá consultar os Acordos Culturais existentes no site do Instituto Camões.

Os países com quem Portugal tem Acordos de Cooperação em Ciência e Tecnologia com registo de atividade recente são apresentados em seguida. Para conhecer a cooperação bilateral que Portugal estabeleceu com cada um desses países no domínio científico e tecnológico, clique no país para aceder à respetiva página de apresentação.