Saltar para o conteúdo principal

EMBO – Organização Europeia de Biologia Molecular e EMBC – Conferência Europeia de Biologia Molecular

A Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO) é uma organização que reúne mais de 1800 investigadores de topo que promove a excelência nas ciências da vida não apenas na Europa, mas no mundo.

A Conferência Europeia de Biologia Molecular (EMBC) foi criada em 1969, seguindo o modelo da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), como uma organização intergovernamental permanente, e surge como consequência da criação da EMBO, em 1964, permitindo a esta organização obter o apoio político necessário à prossecução dos seus projetos a longo prazo.

Oportunidades de financiamento e participação no EMBO e na EMBC

A Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO) e a Conferência Europeia de Biologia Molecular (EMBC) disponibilizam, na área das ciências da vida:

Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO)

Os principais objetivos da organização são:

  • Apoiar investigadores de talento em todas as fases da sua carreira;
  • Estimular o intercâmbio de informação científica;
  • Ajudar a construir um ambiente de investigação onde os cientistas possam realizar o seu melhor trabalho.

A EMBO ajuda os jovens cientistas a avançar na sua investigação, a promover a sua reputação internacional e a assegurar a sua mobilidade. Cursos, workshops e palestras e publicações da EMBO Press divulgam os mais recentes trabalhos de investigação e oferecem formação em técnicas para manter elevados padrões de excelência na prática da investigação. A EMBO ajuda a moldar a política científica, procurando contributos da comunidade e acompanhando de perto as tendências da ciência.

A EMBO apoia investigadores de talento, selecionados através de processos de avaliação imparciais, para lhes permitir fazer uma ciência de topo. O vasto âmbito científico em toda a gama de investigação das ciências da vida, juntamente com o amplo alcance geográfico de mais de 1800 membros e membros associados − alguns dos melhores investigadores na Europa e em todo o mundo − posiciona a EMBO de forma ideal para servir a comunidade das ciências da vida.

História da Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO) e da Conferência Europeia de Biologia Molecular (EMBC)

A Organização Europeia de Biologia Molecular foi fundada em 1964 por um grupo pioneiro de biólogos moleculares, entre eles os prémios Nobel Max Perutz, John Kendrew, François Jacob e Sydney Brenner. A organização foi criada com o propósito de alcançar dois objetivos distintos, mas relacionados entre si:

  1. O lançamento de um programa para financiar e promover formação e bolsas nesta área;
  2. O estabelecimento de um laboratório central de biologia molecular.

O financiamento e o apoio para o primeiro destes objetivos foi encontrado junto dos países europeus e conduziu ao estabelecimento da Conferência Europeia de Biologia Molecular , em 1969.

Por sua vez, o Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL), foi criado em 1974 como um “Projeto Especial” da EMBC com o apoio de um subconjunto de países membros desta organização.

Hoje, o EMBL é uma entidade independente com funcionamento autónomo, constituindo-se como uma organização intergovernamental. A EMBO e o EMBL e os países membros trabalham em estreita colaboração por forma a criar sinergias para o avanço desta área científica na Europa.

Conferência Europeia de Biologia Molecular (EMBC)

Catorze governos aderiram inicialmente à EMBC, proporcionando à organização um financiamento estável e independência científica.

A EMBC é hoje composta por 30 países membros, a maioria da União Europeia, mas também se incluem neste grupo alguns países vizinhos: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia, Suíça e Turquia.

A EMBC através do seu Programa Geral apresenta um enquadramento para a cooperação europeia no campo da biologia molecular e áreas de investigação relacionadas.

O Programa Geral concentra-se principalmente na concessão de bolsas de formação, ensino e investigação e no estabelecimento de programas para cursos e workshops nas ciências da vida.

As contribuições financeiras de cada país membro suportam o Programa Geral cuja execução é confiada à EMBO. Tanto a EMBC como a EMBO são impulsionadas por um compromisso comum de investigação de qualidade a nível europeu. As suas atividades conjuntas são caracterizadas pela qualidade e encorajamento da cooperação no seio da comunidade científica.