Saltar para o conteúdo principal

1350 bolsas de doutoramento atribuídas no Concurso Individual de 2019

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia divulgou hoje os resultados do Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2019, no âmbito do qual serão atribuídas 1350 bolsas em todas as áreas científicas, de entre 3333 candidaturas individuais avaliadas.

As bolsas agora atribuídas destinam-se ao desenvolvimento de planos de trabalho de investigação e desenvolvimento associados à obtenção do grau académico de doutor, através de Programas de Doutoramento em Universidades portuguesas ou estrangeiras.

As candidaturas foram avaliadas por 36 painéis científicos que classificaram as candidaturas e fizeram a seriação no painel. Após esta classificação e seriação, equipa de Coordenação Científica do Concurso definiu as linhas de corte em cada painel, tendo em conta a respetiva procura e as orientações de política científica para Portugal no contexto Europeu («Higher Education, Research and Innovation in Portugal – Perspectives for 2030»).

A partir de hoje os candidatos têm acesso aos comentários que justificam a classificação atribuída à sua candidatura e dispõem de até 10 dias úteis para, em sede de audiência prévia de interessados, apresentar eventuais argumentos junto do painel de avaliação.

A análise dos resultados agora divulgados mostra que:

  • 77% das bolsas atribuídas referem-se a planos de trabalho integralmente realizados em Portugal;
  • 18% referem-se a bolsas mistas, com planos de trabalho a realizar parcialmente no estrangeiro; e 
  • 5% referem-se a planos de trabalho integralmente realizados no estrangeiro.

As mulheres representaram 59% dos candidatos selecionados e os homens 41%. Dos candidatos selecionados, 89% têm nacionalidade portuguesa. No total foram atribuídas bolsas a candidatos de 32 países, incluindo Portugal, destacando-se nos estrangeiros (11% do total), os de nacionalidade brasileira (62 bolsas), italiana (26 bolsas), iraniana (10 bolsas) e espanhola (8 bolsas).

As bolsas atribuídas neste concurso juntam-se às cerca de 250 bolsas atribuídas nos Programas de Doutoramento financiados pela FCT ainda em curso, bem como a bolsas atribuídas noutros âmbitos, como nos das parcerias ou de programas específicos.

O próximo Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento será aberto em 2020. Tal como nos últimos dois concursos, o período de candidatura irá decorrer durante o primeiro trimestre do ano, de forma a que os resultados estejam disponíveis antes do início do ano letivo.