Saltar para o conteúdo principal

19 Projetos aprovados no 1.º concurso de Investigação em Fogos Florestais

Foi divulgada a lista final de projetos aprovados no 1.º concurso relativo ao Programa Mobilizador de I&D para a prevenção e combate de incêndios florestais.

Foram aprovadas 19 candidaturas, com temas que vão desde a  prevenção de fogos à reabilitação das áreas atingidas, passando pelos sistemas de previsão, comunicação e combate aéreo durante as fases críticas do incêndio em si e pela saúde dos operacionais que os combatem. A 2.ª edição do concurso está neste momento aberta, e recebe candidaturas até 26 de fevereiro 2019.

O Programa Mobilizador de I&D para a prevenção e combate de incêndios florestais foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 159/2017,  na sequência das recomendações do relatório da Comissão Técnica Independente que investigou os incêndios de Pedrógão Grande. Este concurso, que é organizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), prevê um envelope financeiro de 5 milhões de euros e procura promover a investigação científica e a inovação, fortalecer competências científicas e técnicas, bem como a produção de novos conhecimentos.

Os projetos de investigação aprovados estão distribuídos por 10 áreas científicas: Governação dos recursos florestais; Gestão do fogo e comportamento de fogos extremos; Atitudes e comportamentos face à prevenção e combate de incêndios e a gestão do território; Modelos de ordenamento e silvicultura preventiva; Meteorologia, previsão e gestão do risco; Sistemas de sensorização, de informação e de comunicações de emergência e sua integração nos processos de decisão; Gestão e valorização da biomassa nos espaços rurais; Modelos de organização e gestão das áreas florestais, nas vertentes de proteção, conservação, silvopastorícia, recreio, lazer e produção; Saúde e segurança ocupacional dos técnicos de combate; Restauro pós-fogo e gestão florestal, em diferentes escalas temporais e espaciais.