Saltar para o conteúdo principal

1st Nigerian/Portuguese Scientists Conference

(available only in portuguese)

O primeiro Encontro de Ciência e Tecnologia Portugal Nigéria decorre hoje e amanhã, dias 4 e 5 de dezembro, em Abuja, capital da Nigéria. O encontro está associado à participação da Nigéria no AIR Centre (Atlantic International Research Centre). A agenda está disponível aqui.

O evento reúne investigadores e empresas de Portugal e da Nigéria de vários sectores de atividade, incluindo as ciências e tecnologias espaciais, a biotecnologia e aplicação de produtos naturais nos sectores da saúde, marinha e indústria, as tecnologias de produção e cooperação industrial, as energias renováveis e a eficiência energética.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, e o seu homólogo nigeriano Christopher Ogbonnaya Onu, estarão presentes no dia 4 de dezembro.

A delegação de Portugal inclui também Nuno Simões, da UAVision, Francisco Vilhena da Cunha, da TEKEVER, Nuno Borges Carvalho, do Instituto de Telecomunicações e da Universidade de Aveiro, Ana Morgado, da Universidade de Lisboa, Mário Rui Pinho, da Universidade dos Açores, Amílcar António e Taofiq Oludemi, do Politécnico de Bragança, e Maria Manuel Gil, do Politécnico de Leiria, bem como Ana Noronha da Agência Ciência Viva.

A Nigéria é a segunda economia africana, com quase 200 milhões de habitantes. É um dos países que participa na criação do AIR Centre, estando prevista a instalação de um polo sobre aplicações de tecnologias espaciais.

O AIR Centre (Atlantic International Research Centre) foi estabelecido na Declaração de Florianópolis, assinada no dia 20 de Novembro no Brasil. Tem por base uma plataforma internacional e intergovernamental orientada para o desenvolvimento de atividades de investigação nas áreas do clima, terra, espaço e oceanos, juntamente com a promoção de novas atividades económicas e a criação de empregos qualificados nas regiões atlânticas.