Saltar para o conteúdo principal

21 portugueses em Estágios Tecnológicos no CERN, ESA e ESO

O programa de Estágios Tecnológicos na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), Agência Espacial Europeia (ESA), o Observatório Europeu do Sul (ESO) dá oportunidades de formação e treino a jovens licenciados portugueses, em áreas em que a competência destas organizações é reconhecida a nível internacional.

No concurso para atribuição de Bolsas de Estágio Tecnológico de 2013, que decorreu entre setembro e outubro, a FCT atribuiu 21 bolsas em diferentes organizações: dez estágios terão lugar na ESA, dez no CERN e um no ESO. De entre as possibilidades de estágio disponíveis em cada organização, foram valorizadas candidaturas em áreas que apresentam maior relevância temática para o país, nomeadamente áreas indicadas pela indústria, e outras adequadas às experiências e programas em que Portugal participa. As áreas seleccionadas vão da Engenharia Mecânica e Engenharia Eletrónica à Computação, Física, Materiais entre outras.

A FCT sucede à Agência de Inovação na gestão deste Programa de Estágios desde finais de 2012, e promove não só a atribuição de bolsas de estágio como a seleção dos candidatos e o acompanhamento do trabalho desenvolvido pelos estagiários. Resultando de protocolos firmados com estas organizações, este programa colocou mais de 250 estagiários nas três organizações internacionais desde 1996, contribuindo significativamente para o aumento da competitividade das empresas nacionais.