Saltar para o conteúdo principal

25 anos da FCT na Ciência: Ciência Aberta, Repositórios e Biblioteca On-line

Computador portátil com livros a invocar a ideia de uma biblioteca digital

Dando continuidade às comemorações dos 25 anos da FCT, a próxima sessão do ciclo de conferências científicas que tem percorrido o país, será dedicada ao tema “Ciência Aberta, Repositórios e Biblioteca On-line” e realiza-se no dia 26 de julho, no Complexo Pedagógico II (CPII), Auditório B1, campus de Gualtar, da Universidade do Minho, em Braga. O evento é presencial e de participação livre, mas requer inscrição prévia. O evento será também transmitido online e o programa já está disponível.

Nesta sessão serão abordados os principais temas relacionados com Ciência Aberta em Portugal e na Europa, destacando-se iniciativas como o EOSC, o Plano S ou as Políticas e Infraestruturas para a Ciência Aberta. Em foco vão estar também as iniciativas e atividades da FCT relacionadas com a Ciência Aberta, havendo lugar para um painel de debate sobre o papel da avaliação científica na Ciência Aberta.

Pretende-se com esta iniciativa potenciar o envolvimento de investigadores, gestores de ciência, estudantes e do público em geral.

O programa completo da sessão pode ser consultado na página das comemorações dos 25 anos da FCT, onde estão também disponíveis as gravações das sessões anteriores, dedicadas aos temas “25 anos da FCT na Ciência: Oportunidades e Desafios”, “Formação Avançada e Doutoramentos”, “Emprego Científico e Carreiras Científicas”, “Instituições Científicas”, “As Mulheres na Ciência” e “25 Anos da FCT: Programas e Projetos de I&D” .