Saltar para o conteúdo principal

7 novos projetos na área de TIC são a aposta do Programa CMU Portugal

A FCT anunciou o resultado do Concurso para Projetos de Investigação Exploratória no âmbito do Programa CMU Portugal, referente a 2019, no qual foram avaliadas 38 candidaturas e das quais 7 foram recomendadas para financiamento. O investimento total para a concretização destes projetos é de 435.056,15 euros, sendo que o limite máximo de financiamento de cada projeto é de 70 mil euros.

Este concurso visa o desenvolvimento de atividades de investigação entre as universidades portuguesas e a Universidade Americana Carnegie Mellon. Vão participar no projeto 12 instituições de investigação de todo o país em colaboração com a Universidade Americana Carnegie Mellon. Os projetos selecionados nesta edição vão permitir explorar assuntos tão diversos como robótica, inteligência artificial, sistemas de transporte inteligentes, processamento de linguagem, entre outros.

Este é o terceiro concurso para projetos exploratórios promovidos pela FCT e CMU Portugal. Desde a criação do Programa CMU Portugal em 2006 já foram financiados mais de 60 projetos de investigação desenvolvidos por grupos de TIC de todo o país.

Este concurso realizou-se ao abrigo do acordo de parceria entre a FCT e a Carnegie Mellon University, integrado no programa goPORTUGAL – Parcerias Globais em Ciência e Tecnologia, promovido pela FCT, e cuja missão e objetivos passa por valorizar o processo de internacionalização da investigação científica e tecnológica em Portugal, desenvolvendo a criação de emprego científico e qualificado e fomentando a criação e crescimento de novas empresas de base científica e tecnológica. O programa goPORTUGAL integra parcerias com outras instituições de investigação estrangeiras de referência, como a UTAustin, a Harvard Medical School, o Imperial College London ou a Fraunhofer.