Saltar para o conteúdo principal

950 PhD Scholarships attributed on the 2018 Call

(English version available soon)

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia divulgou hoje os resultados do Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2018, no âmbito do qual serão atribuídas 950 bolsas em todas as áreas científicas, de entre 2.540 candidaturas individuais avaliadas.

 

As bolsas agora atribuídas destinam-se ao desenvolvimento de planos de trabalho de investigação e desenvolvimento associados à obtenção do grau académico de doutor, a iniciar a partir do dia 1 de setembro de 2018 através de Programas de Doutoramento em Universidades portuguesas ou estrangeiras.

 

As candidaturas foram analisadas por 36 painéis científicos de base disciplinar, tendo em conta três critérios, designadamente: i) o mérito absoluto do candidato: ii) o mérito do plano de trabalho; e iii) o mérito das condições de acolhimento. As linhas de corte para cada painel foram definidas por uma equipa de coordenação científica internacional, como previsto no aviso de abertura (ver detalhes na ata respetiva, que inclui o número de bolsas atribuídas por painel). A taxa de aprovação global foi de cerca de 37% (i.e., semelhante à taxa de aprovação em 2017).

 

A partir de hoje os candidatos têm acesso aos comentários que justificam a classificação atribuída à sua candidatura e dispõem de até 10 dias úteis para, em sede de audiência prévia de interessados, apresentar eventuais argumentos junto do painel de avaliação. 

 

A análise dos resultados agora divulgados mostra que:

 

  • 78% das bolsas atribuídas referem-se a planos de trabalho integralmente realizados em Portugal;
  • 18% referem-se a bolsas mistas, com planos de trabalho a realizar parcialmente no estrangeiro; e
  • 4% referem-se a planos de trabalho integralmente realizados no estrangeiro.

 

As mulheres representaram 56% dos candidatos selecionados e os homens 44%. Dos candidatos selecionados, 91% têm nacionalidade portuguesa, tendo sido ainda atribuídas 28 bolsas a candidatos de nacionalidade brasileira, 20 bolsas a candidatos de nacionalidade italiana e 10 bolsas a candidatos de nacionalidade espanhola. Ao todo, foram atribuídas bolsas a candidatos de 22 países, incluindo Portugal.

 

Em complemento às bolsas atribuídas neste concurso para candidaturas individuais, a FCT apoia também em 2018 mais de 550 bolsas atribuídas no âmbito de Programas de Doutoramento e parcerias internacionais. No total, este ano serão atribuídas mais de 1520 bolsas de doutoramento, representando um aumento superior a 14% face ao número total de bolsas apoiadas em 2017, como resumido na tabela abaixo.

 

O próximo Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento será anunciado no final de 2018. Tal como nos últimos dois concursos, o período de candidatura irá decorrer durante o primeiro trimestre de 2019, de forma a que os resultados estejam disponíveis até ao Verão de 2019.

Veja mais informações no anexo.