Saltar para o conteúdo principal

Aberto 2.º concurso de projetos em Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública

Está aberta a 2ª edição do concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico em Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública. A iniciativa pretende apoiar o desenvolvimento de parcerias entre a administração pública e as instituições de I&D para que, em conjunto, construam novas formas de tratar os dados públicos para a produção de conhecimento relevante para a sociedade, recorrendo a técnicas avançadas de inteligência artificial e ciência dos dados. 

Este é o segundo de três concursos anuais com a dotação global de 10 M€. O aviso de abertura está disponível aqui e a submissão de candidaturas decorrerá de 1 de março a 16 de abril. Esta ação enquadra-se no Eixo 5 – Investigação da Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 (Portugal INCoDe.2030).

O concurso tem como objetivo incentivar a utilização de técnicas de computação e inteligência artificial para a utilização dos dados administrativos que todos os anos a Administração Pública recolhe para prestar serviços aos cidadãos. Embora estes dados apoiem o fim para o qual são solicitados, o seu valor vai muito para além dessa utilização. Quando tratados, estes dados têm o potencial de informar a decisão, otimizar recursos, melhorar as políticas públicas e, em última análise, contribuir para a melhoria de vida das pessoas.

Os avanços de técnicas de computação e inteligência artificial permitem analisar os diferentes conjuntos de microdados de forma cada vez mais complexa, combinando-os para retirar conhecimento antes inacessível. A comunidade científica torna-se assim essencial para desenvolver um modelo de administração pública baseado em métodos de análise avançada que permitam tirar todo o potencial dos dados existentes.

Em outubro de 2018, foram divulgados os resultados finais do 1º Concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico em Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública. O concurso permitiu apoiar 15 projetos desenvolvidos em parceria entre Unidades de I&D e entidades da Administração Pública, em temas como a saúde, os transportes públicos, a gestão dos recursos hídricos ou a utilização de dados do sistema IPSentinel da Agência Espacial Europeia. Saiba mais sobre os 15 projetos selecionados aqui.