Saltar para o conteúdo principal

Aberto o Concurso de Projetos I&DT em Copromoção – Parcerias internacionais

Foi prorrogado até dia 17 de junho o prazo de candidaturas para financiamento de projetos em copromoção entre empresas e entidades não empresariais do sistema de I&I. As candidaturas ao concurso, que é promovido pelo PORTUGAL2020, a ANI e a FCT, devem ser submetidas através do Balcão Portugal 2020. O orçamento estipulado é de 22,8 M€. Consulte a nota de aclaração do Compete2020 de 29 de abril de 2019 relativa ao apoio à realização de actividades desenvolvidas nas Regiões Autónomas e respectivas entidades. Encontra-se também disponível para consulta uma nota explicativa para as entidades pertencentes à Região dos Açores.

Este concurso marca a terceira fase das Parcerias Internacionais com a Universidade de Carnegie Mellon, o MIT e a Universidade do Texas em Austin (UT Austin), que começou em 2018 e se estende até 2030. Pretende-se atribuir às empresas nacionais o papel de dinamizadoras das redes e de projetos colaborativos, com o apoio das instituições de I&D portuguesas e tirando partido da experiência e do conhecimento das universidades norte-americanas. O objetivo é construir um modelo em que as empresas nacionais liderem o processo de modernização do tecido económico, reforçando o ecossistema de inovação em Portugal.

Podem candidatar-se projetos em copromoção liderados por empresas portuguesas realizados em parceria com entidades académicas nacionais que contribuam para consolidar a iniciativa intergovernamental “Atlantic Interactions”. Pretende-se que os projetos ajudem a desenvolver ou consolidar parcerias com investigadores da Universidade de Carnegie Mellon, do MIT e da Universidade do Texas em Austin, num ou mais tópicos dos respetivos programas, nomeadamente:

 ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO

 No âmbito do Programa CMU-Portugal

  • CIÊNCIA E ENGENHARIA DE DADOS
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZAGEM AUTOMÁTICA
  • MOBILIDADE E AUTONOMIA
  • DESIGN E ENGENHARIA APLICADOS A PROBLEMAS SOCIAIS COMPLEXOS

No âmbito do Programa MIT-Portugal

  • CLIMA E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
  • SISTEMAS TERRESTRES: DOS OCEANOS PARA O ESPAÇO
  • TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA INDÚSTRIA
  • CIDADES SUSTENTÁVEIS

 No âmbito do Programa UTA-Portugal

  • INTERAÇÕES ESPAÇO-TERRA
  • FÍSICA MÉDICA PARA TERAPIAS EMERGENTES
  • COMPUTAÇÃO AVANÇADA, COMPUTAÇÃO QUÂNTICA, ANÁLISE DE DADOS E VISUALIZAÇÃO
  • NANO MATERIAIS PARA NOVOS MERCADOS

GoPortugal – Global Science and Technology Partnerships Portugal (2018-2030)

Tem como objetivo estimular o desenvolvimento científico e empresarial, promover a afirmação de Portugal no mundo através da valorização científica e económica de uma agenda inovadora sobre “Interacões Atlânticas”, atrair financiamento e mobilizando diversos atores, nacionais e internacionais, com uma abordagem inovadora em diversas áreas do conhecimento. Esta nova fase proporcionará a criação de emprego qualificado, atraindo para Portugal recursos humanos de reconhecido mérito internacional.

Notícia originalmente publicada a 18 de março de 2019 e atualizada a 29 de maio 2019.