Saltar para o conteúdo principal

Abriu o Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2021

A FCT abriu hoje, 1 de março, o período de submissão de candidaturas ao Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento de 2021, para atribuição de 1450 bolsas. O prazo para a apresentação de candidaturas termina a 31 de março, até às 17 horas (hora de Lisboa).

O financiamento de bolsas de doutoramento constitui um dos pilares da atividade da FCT, desempenhando um papel importante para a qualificação avançada e o desenvolvimento científico. A FCT financia atualmente cerca de 5 mil bolsas de investigação para doutoramento em todos os domínios científicos.

As Bolsas de Investigação para Doutoramento financiadas pela FCT são subsídios atribuídos competitivamente para apoiar a formação avançada em todas as áreas do conhecimento conducente à obtenção do grau académico de Doutor. As bolsas permitem que os doutorandos se dediquem em regime de dedicação exclusiva à sua atividade de investigação. 

As atividades de investigação a realizar pelos candidatos no âmbito das bolsas a atribuir neste concurso podem ser desenvolvidas em qualquer ambiente de produção e difusão de conhecimento, nacional ou internacional. As instituições de acolhimento podem ser instituições de ensino superior, Unidades de I&D, Laboratórios Associados, Laboratórios Colaborativos, Centros de Interface Tecnológico, Laboratórios do Estado e outras instituições públicas de investigação, hospitais e unidades de cuidados de saúde, outras entidades integradas na Administração Pública onde sejam desenvolvidas atividades de I&D, instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D, empresas cuja atividade haja sido reconhecida como de interesse científico ou consórcios em que participem qualquer uma destas entidades.

As atividades de investigação podem também ser realizadas em mais do que uma instituição de acolhimento, sendo possível a conjugação de diferentes instituições de acolhimento, públicas e privadas, incluindo empresas e administração pública, deste modo promovendo a colaboração, assim como a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade.

Todos os procedimentos do concurso – candidatura, avaliação, divulgação dos resultados, audiência prévia, reclamação/recurso e contratualização – decorrem integralmente na plataforma eletrónica myFCT. Toda a informação relacionada com o concurso está disponível na página da FCT.

Questões relacionadas com a candidatura, com o formulário ou com o seu preenchimento devem ser dirigidas a info.bolsas@fct.pt, identificando sempre no assunto a referência ao “Concurso Bolsas 2021”. Antes de contactar a FCT, recomendamos que os candidatos leiam cuidadosamente todos os documentos relacionados com o Concurso, inclusive as FAQs, onde encontrarão informação clara, sistemática e atualizada sobre as regras e procedimentos aplicáveis.

O recurso intensivo aos serviços da FCT por ocasião do concurso implica uma grande sobrecarga e pode levar a demoras no tratamento das questões, atrasando, eventualmente, o processo de candidatura. 

A FCT congratula-se com a abertura deste estímulo à Formação Avançada e deseja as maiores felicidades a todos os candidatos.