Saltar para o conteúdo principal

AIR Centre é hoje formalmente criado

O AIR Centre – Atlantic International Research Centre será hoje formalmente criado durante a segunda reunião internacional de alto nível “Industry-Science-Government Dialogue on Atlantic Interactions – Florianópolis Summit: implementing the Atlantic International Research Centre (AIR Centre)”, que decorre a 20 e 21 de novembro no Brasil. A assinatura da “Declaração de Florianópolis” determinará também a formação de uma comissão instaladora, que definirá um plano financeiro e de implementação desta plataforma internacional e intergovernamental.

O AIR Centre terá sede nos Açores, e será uma plataforma para o desenvolvimento de atividades de investigação nas áreas do clima, terra, espaço e oceano. Permitirá promover o emprego científico de recursos humanos altamente qualificados, e permitirá a investigação integrada sobre o Atlântico. Na sua fundação, participam os governos de Portugal, Brasil, Espanha, Angola, Cabo Verde, Nigéria, Uruguai e São Tomé e Príncipe, em conjunto com o governo regional dos Açores. O Reino Unido e a África do Sul participam nesta fase como países Observadores.

Participam também várias organizações de investigação e tecnologia, entre as quais estão o eurOcean, o PLOCAN, o Barcelona Super Computing Centre,  o CEiiA, a Universidade do Texas em Austin, a Universidade de Cabo Verde, o Marine Institute da Irlanda, o SINTEF, o WavEc, a Associação RAEGE dos Açores, o INESC TEC, o INESC Brasil, o Instituto de biodiversidade e o Instituto Espanhol de Oceanografia, e multinacionais como a Elecnor Deimos, a Thales, a EDP Inovação, a Lusospace e a Tekever.

O encontro é uma iniciativa promovida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e pelo Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil, Gilberto Kassab. Conta ainda com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, Lino Barañao, e da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, Maria do Rosário Sambo.