Saltar para o conteúdo principal

Apoio “RESEARCH 4 COVID-19” – Resultados da 2.ª edição

A FCT anuncia o resultado da 2.ª edição do apoio “RESEARCH 4 COVID-19” que vai financiar 55 projetos de investigação, o que corresponde a um investimento total de 2 M€. O apoio a estes projetos é proveniente de fundos nacionais através do orçamento da FCT.

Os 55 projetos financiados distribuem-se pelas seguintes áreas de investigação e intervenção:  8 projetos para prevenção; 8 projetos para preparação para diversas fases da pandemia; 4 projetos para estudos em saúde e vulnerabilidades sociais associadas ao confinamento e levantamento do confinamento; 4 projetos para estudos epidemiológicos e avaliação da transmissão da infeção; 7 projetos para métodos de diagnóstico precoce; 1 projeto para algoritmos de deteção precoce da infeção; 6 projetos para resposta imunitária, imunopatologia e fatores imunogenéticos; 8 projetos para novas terapias e abordagens terapêuticas; 6 projetos para estudos clínicos e acompanhamento de infetados e grupos de risco; e 3 projetos para dispositivos médicos e equipamentos. A lista dos projetos apoiados pode ser consultada aqui.

A apresentação de propostas para a 2ª edição do Research4Covid-19 decorreu de 30 de abril a 15 de maio. Das 495 propostas recebidas, 471 foram submetidas a avaliação por peritos externos.

Estes 55 projetos de investigação juntam-se aos 66 projetos financiados pela 1.ª edição do apoio “RESEARCH 4 COVID-19”.

O “RESEARCH 4 COVID-19” é uma linha de financiamento excecional para resposta à pandemia de Covid-19, criada pela FCT em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB). Tem como objetivo financiar projetos e iniciativas de investigação e desenvolvimento, já em curso ou a desenvolver, que respondam às necessidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), na sua intervenção no combate à pandemia.

Esta linha de financiamento integra-se num conjunto variado de apoios, concursos e outras iniciativas, lançados este ano pela FCT no âmbito do combate à Covid-19: o Concurso para projetos de I&D AI 4 COVID-19: Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública; o apoio Gender Research 4 Covid-19; o concurso para bolsas de doutoramento Doctorates4Covid-19; o portal Science 4 COVID-19, o aumento da capacidade da RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, que suporta as ligações à internet da comunidade de ensino e investigação; o reforço da capacidade dos serviços que asseguram ensino a distância e teletrabalho na comunidade académica e científica (Colibri, NAU, Educast, Videocast); e a criação de uma página COVID-19 no site da FCT, que reúne toda a informação que vai sendo emitida, relacionada direta ou indiretamente com esta situação de pandemia.