Saltar para o conteúdo principal

Apresentação dos projetos de I&D “Portugal e o Holocausto: investigação e memória”

A FCT, em colaboração com o programa nacional “Nunca Esquecer”, vai  promover uma sessão de apresentação dos seis projetos de investigação e desenvolvimento (I&D) selecionados no âmbito do programa de apoio especial “Portugal e o Holocausto: investigação e memória”. A sessão tem lugar no próximo dia 25 de novembro, no Palácio Galveias, em Lisboa, a partir das 14h00, e insere-se no compromisso nacional de promoção da educação, memória e investigação sobre o tema. A entrada no evento requer inscrição prévia e o programa já está disponível. Evento com transmissão on-line.

Estes seis projetos foram aprovados para financiamento no início deste ano, no âmbito de um programa lançado em 2020, ano em que se celebraram várias efemérides relacionadas com o Holocausto e a defesa dos direitos humanos em Portugal, entre elas os setenta e cinco anos da entrada do país na Organização das Nações Unidas e os oitenta anos do salvamento de milhares de judeus pelo cônsul português Aristides de Sousa Mendes. Neste contexto, este apoio especial da FCT destinou-se a financiar projetos de investigação e desenvolvimento que incidissem sobre o entrelaçar da história portuguesa com vários aspetos deste período trágico. A escolha dos projetos procurou valorizar a interdisciplinaridade e a produção de resultados de vários tipos, desde publicações científicas a recursos educativos, de modo a reforçar a presença deste tema na agenda científica nacional e, simultaneamente, contribuir para a divulgação do conhecimento e a preservação da memória do Holocausto. Os vencedores receberam financiamento na ordem dos 31 a 34 mil euros, traduzindo-se num apoio total de 200 mil euros para este apoio.

Na sessão de apresentação, os projetos estarão distribuídos por dois painéis, em função da sua área de intervenção. O primeiro reúne projetos orientados para a produção e disponibilização de recursos educativos e o segundo centra-se em projetos de investigação de base documental e arquivística. A sessão contará ainda com intervenções da Presidente e do Vice-Presidente do Conselho Diretivo da FCT, Helena Pereira e José Paulo Esperança, da comissária do programa nacional “Nunca Esquecer”, Marta Santos Pais, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias.

Para além das apresentações pela voz dos investigadores e dirigentes das instituições participantes nos projetos, será distribuída durante a sessão uma brochura, editada pela FCT, que reúne as propostas de trabalho e intervenção de cada projeto, com a identificação das instituições, nacionais e internacionais, participantes.