Saltar para o conteúdo principal

Arquivo.pt Award

(available only in Portuguese)

Os Prémios Arquivo.pt 2018 foram anunciados no “Ciência 2018 – Encontro com a Ciência e Tecnologia”, que está a decorrer de 2 a 4 de julho, no Centro de Congressos de Lisboa.

O 1.º prémio, no valor de 10. 000 euros, foi atribuído  ao trabalho “Conta-me Histórias”, liderado por Ricardo Campos. O 2.º prémio, de 3.000 euros, foi atribuído ao trabalho “Enquadramento do conceito de ‘homossexualidade’ em 20 anos de publicação do Jornal Expresso: um estudo misto (quantitativo e qualitativo)”, da autoria de João Teixeira Duarte. O 3.º prémio, no valor de 2.000 euros, foi atribuído ao trabalho “Arquivo de Opinião”, de Miguel Won. Nesta primeira edição dos Prémios Arquivo.pt foram recebidos trabalhos em áreas tais como: Tecnologia, Ciências Sociais ou Humanidades.

Os prémios foram entregues pelo Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, pela Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Leitão Marques, e pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, durante a sessão plenária “Novas fronteiras da era digital na Europa e no Mundo”.

Estes prémios são atribuídos pela FCT com o objetivo de destacar trabalhos originais e inovadores que utilizem como fonte as milhares de páginas disponíveis no Arquivo.pt, e que destaquem a importância de se preservar a informação que é publicada na Internet.