Saltar para o conteúdo principal

Astrofotógrafo português recolhe imagens deslumbrantes no Observatório Europeu do Sul

Miguel Claro, membro da organização internacional TWAN – The World at Night, e astrofotógrafo oficial da Reserva Dark Sky Alqueva – a primeira reserva no mundo certificada como “Starlight Tourism Destination”, regressou de uma expedição fotográfica de sete dias aos observatórios do ESO no Chile. Na bagagem traz mais de 40 gigabites de imagens deslumbrantes, dos observatórios e dos céus do planalto do Chajnantor, nos Andes chilenos. 

A expedição contou com o apoio logístico da FCT (que estabeleceu os contactos necessários) e da delegação portuguesa ao Conselho do Observatório Europeu do Sul (ESO) sendo a primeira expedição fotográfica portuguesa oficial aos ESO. Miguel Claro deslocou-se ao Chile com a coordenadora do projeto, Apolónia Rodrigues. Em conjunto, visitaram o Observatório ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), situado a 5000 metros de altitude no planalto do Chajnantor, a cerca 50 km a leste de San Pedro de Atacama, e o Observatório do Paranal, a 2600 metros de altitude, onde está instalada a infraestrutura emblemática do ESO, o Very Large Telescope (VLT).

O ESO foi constituído em 1962, com o objetivo de promover a cooperação europeia no domínio da Astronomia e operação das maiores infraestruturas de telescópios terrestres, sendo hoje considerado o observatório mais produtivo do mundo. O ESO é financiado pelos Estados Membros onde se inclui Portugal, Estado Membro de pleno direito desde dezembro de 2000.

TWAN (The World at Night) é um esforço internacional para mostrar belas fotografias e vídeos de marcos mundiais importantes tendo como plano de fundo o céu noturno. TWAN é uma ponte entre arte, ciência e cultura. Miguel Claro é o representante português neste projeto.

A Reserva Dark Sky® Alqueva, situada em torno do grande Lago Alqueva, tornou-se em 2011 a primeira reserva do mundo a obter a Certificação “Starlight Tourism Destination”, atribuída pela Fundação Starlight que conta com o apoio da Unesco e da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas. Com uma área total de 3000 m2, englobando os municípios de Portel, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Mourão, Moura e Barrancos, esta certificação atesta a qualidade única do céu noturno para a observação das estrelas por amadores e profissionais.

Estão disponíveis mais imagens recolhidas por Miguel Branco no site português do ESO.

(Créditos imagem: Miguel Claro/ALMA (ESO/NAOJ/NRAO))