Saltar para o conteúdo principal

b-on assegurada até 2021

A FCT garantiu mais um ciclo de assinaturas das revistas científicas internacionais da biblioteca do conhecimento online – b-on, o qual decorrerá de 2019 a 2021.

Os resultados das negociações com os 16 fornecedores de conteúdos envolvidos garantiram um conjunto de condições relevantes para a comunidade científica: todas as colecções anteriores são mantidas e há aumento de conteúdos em quatro editoras (Annual Reviews, IEEE, Institute of Physics e Wiley). Adicionalmente, pela primeira vez, foram introduzidas cláusulas relativas ao Acesso Aberto em alguns contratos: há agora oito editoras totalmente alinhadas com as regras do acesso aberto da FCT, e com diversas editoras foi possível negociar descontos ou isenções das taxas de publicação (article processing charges, APC) – os detalhes serão brevemente anunciados no sítio da internet da b-on.

A b-on centraliza nacionalmente a assinatura de dezenas de milhar de revistas científicas, reduzindo custos e assegurando o acesso das instituições públicas da área da ciência e ensino superior às publicações científicas, que são essenciais para a comunidade de ensino e de  investigação.

Na negociação com os fornecedores de conteúdos, a FCT contou com um grupo de aconselhamento técnico às negociações que integrou membros do CRUP, CCISP e APESP, aos quais agradece. Foi assim possível alcançar os objetivos de conciliação do direito a ler com o direito a publicar em acesso aberto, contenção de custos, manutenção e alargamento de todos os conteúdos até então disponibilizados.