Saltar para o conteúdo principal

Brochura FCT sobre concurso Montesinho International Research Awards

A FCT produziu uma brochura de apresentação dos 6 projetos selecionados no âmbito do concurso Montesinho International Research Awards, que será apresentada amanhã, 24 de julho, no “Roteiro de Competências e de Inovação Regional”, que se realiza a partir das 8h30 no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Este trabalho será apresentado a partir das 8h45, ao longo do percurso pedestre entre as aldeias Riomanzanas, Guadramil e Rio de Onor, em pleno Parque Natural. Pode consultar aqui o programa da sessão.

Esta brochura, já disponível em formato digital, reúne os projetos de IC&DT selecionados para a promoção de atividades de I&D de âmbito interdisciplinar e pluridisciplinar a realizar na região do Parque Natural do Montesinho.

No total foram submetidas 60 candidaturas a concurso e 6 foram recomendadas para financiamento. Os projetos selecionados representam um investimento de 1 milhão e 400 mil euros. Cada projeto terá uma dotação orçamental máxima de 250 mil euros.

O Parque Natural de Montesinho (PNM) representa uma zona de montanha de características únicas. Constitui o último relevo no nordeste de Portugal que ainda pertence ao noroeste Peninsular e faz fronteira com a Meseta Ibérica, e está integrado na rede Natura 2000. Os objetivos dos projetos a desenvolver passam por monitorizar e aprofundar o estudo das alterações climáticas, assim como desenvolver medidas e ações de mitigação em tempo útil. Pode saber mais na página do concurso.