Saltar para o conteúdo principal

Candidaturas Abertas para os Prémios Maratona da Saúde 2019

Encontram-se a decorrer, até ao dia 22 de novembro, as candidaturas para os Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica 2019, que este ano pretendem distinguir os dois melhores projetos de investigação científica na área do Cancro, a serem desenvolvidos em Portugal.

O concurso é composto por duas categorias, júnior e sénior, sendo destinado a investigadores e/ou médicos, portugueses ou estrangeiros, que tenham completado o doutoramento há menos de dez anos (categoria júnior) ou mais de dez anos (categoria sénior) à data de abertura do concurso. Incentiva-se a realização de candidaturas que contemplem parcerias entre instituições de investigação, sediadas em Portugal, e hospitais ou outras instituições de saúde, nacionais ou estrangeiras. O prémio tem um montante unitário de €20.000 (vinte mil euros) a atribuir a cada projeto, para um período máximo de dois anos, com início entre maio e outubro de 2020, sendo maioritariamente financiado através de donativos da sociedade civil angariados durante o espetáculo televisivo da Maratona da Saúde transmitido pela RTP.

Este concurso é promovido pela FCT e pela Maratona da Saúde Associação (MdS) no âmbito do protocolo estabelecido entre ambas entidades em 2014. Neste sentido, a avaliação das candidaturas é realizada por um Júri proposto pela FCT, que será constituído por cientistas de reconhecido mérito internacional no domínio da biomedicina. O mérito científico dos candidatos e o contributo que o trabalho proposto poderá ter na descoberta de melhores tratamentos, cura e prevenção do Cancro são dois dos vários critérios nos quais o processo de avaliação e seleção é baseado. Nesta 6ª edição, a Janssen foi um dos parceiros principais da iniciativa e associará o seu nome a um dos Prémios.

As cinco edições dos Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica, realizadas até à data, contaram com cerca de 280 candidaturas de projetos nas áreas do Cancro, da Diabetes, das Doenças Neurodegenerativas, das Doenças Cardiovasculares e das Doenças Autoimunes e Alergias. Estes prémios já distinguiram 13 cientistas que desenvolvem o seu trabalho de investigação nestas áreas em Portugal.

Mais informações na página do concurso