Saltar para o conteúdo principal

CEEC Institutional: final results

(avaliable only in Portuguese)

Foram divulgados os resultados finais do Concurso Estímulo ao Emprego Científico – Institucional (CEEC Institucional). Foram aprovados 58 planos de emprego cientifico com um número global de 400 contratos para investigadores doutorados e de reforço de carreiras em Universidades, Politécnicos e outras instituições.

Após a assinatura dos contratos-programa entre a FCT e as instituições selecionadas, estas deverão iniciar a execução do plano aprovado num prazo de 6 meses, durante o qual será iniciada a contratação de investigadores. Os concursos para as posições oferecidas serão abertos diretamente pelas instituições, com o apoio financeiro da FCT.

Os planos aprovados incluem 221 contratos no âmbito de carreiras de Investigação, financiados pela FCT em até 100%, e de carreira Académica, cofinanciados pela FCT em até 50%, e contratos de trabalho para investigadores em diversas categorias, totalmente financiados pela FCT, resultando na seguinte distribuição de novos contratos:

  • Investigadores juniores: 16%
  • Investigadores auxiliares: 20%
  • Investigadores principais: 8%
  • Investigadores coordenadores: 1%
  • Investigadores de Carreira: 13%
  • Docentes de Carreira: 42% 

O procedimento concursal decorreu no âmbito do Programa de Estímulo ao Emprego Científico. O CEEC Institucional tem como objetivo valorizar as práticas de promoção de emprego científico e as estratégias futuras desenvolvidas pelas Instituições ou por redes entre instituições.