Saltar para o conteúdo principal

Centro Internet Segura celebra 10 anos de atividade

Mais de 130 países celebram, no dia 6 de fevereiro, o Dia da Internet Mais Segura 2018 que este ano tem como tema central “Cria e partilha com responsabilidade: uma melhor internet começa contigo”. Portugal associa-se às comemorações com a realização de um evento aberto ao público, em Braga, que assinala também os 10 anos de atividade do Centro Internet Segura (CIS).

O evento conta com a participação de diferentes especialistas, atores sociais e os parceiros do Consórcio do Centro Internet Segura (CIS), coordenado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia e que integra também a DGE – Direção Geral da Educação do Ministério da Educação, o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, a Fundação PT e a Microsoft Portugal.

Durante a parte da manhã, a partir das 9h30 no Instituto de Educação da Universidade do Minho – Campus de Gualter, vai ser apresentado o trabalho realizado pelo Centro na ótica da prevenção, sensibilização e aconselhamento, bem como na resolução de problemas/questões apresentadas pelos cidadãos. O CIS iniciou funções em janeiro de 2007 e atualmente dispõe de duas linhas de atendimento: a Linha Internet Segura e a Linha Alerta, sendo também possível contactar através de um formulário online.

Vão também estar em debate tópicos como o impacto do acesso ao mundo digital em todo lado, com a disponibilização de ligações wifi em diferentes pontos e espaços. De que forma podemos contribuir para uma melhor internet e para uma utilização e partilha responsável? Onde ficam guardados os nossos dados? Qual o impacto de APPs como a ‘GamerDating’ nas nossas relações?  – são ainda algumas das questões em foco.

O auditório do IPDJ em Braga, a partir das 14h15, recebe a segunda parte do evento que será dirigida aos mais jovens. A iniciativa contará com a participação do comediante Guilherme Geirinhas e com a apresentação da peça de teatro “ID, A tua Marca na NET 2.0” a cargo dos atores, Pedro Górgia, Alexandre da Silva e Tiago Aldeia. 

No âmbito das comemorações, decorreu ainda um passatempo destinado a todos os jovens, entre os 13 e os 30 anos, que consistiu na criação de fotografias originais com o cartaz da Linha Internet Segura “Aceita o Desafio!”. Os vencedores serão anunciados durante a tarde no evento, dia 6 de fevereiro.

O evento é organizado pelo Consórcio do CIS, que integra a FCT, a DGE – Direção Geral da Educação do Ministério da Educação, o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, a Fundação PT e a Microsoft Portugal.

Mais informações e inscrições em www.internetsegura.pt