Saltar para o conteúdo principal

Centro Internet Segura e GNR em promoção da literacia digital

Cumprindo a sua missão de promover a utilização segura da Internet e a consciencialização da sociedade para os riscos associados à utilização da Internet o Centro Internet Segura – projeto coordenado pela FCT – promove, de 3 a 9 de maio, uma ação conjunta com a GNR, integrada no projeto nacional “Operação Sete Dias Com os Media”. 

A parceria entre o Centro Internet Segura e a GNR procura ser uma ajuda eficaz na ação preventiva em relação ao deficit de literacia mediática e de cidadania, criando alertas junto de um grupo etário vulnerável para as necessidades de precaução no acesso à informação que chega a todos através da utilização da internet. 

O público mais jovem é o principal alvo destas 283 ações, a decorrer nas escolas nacionais. Doze mil alunos, dos 1º, 2º e 3º ciclos de ensino, participam em sessões realizadas com o apoio de 507 militares das Secções de Programas Especiais da GNR.

Cada ação consiste na apresentação de várias informações pertinentes sobre a segurança online, orientadas segundo as várias faixas etárias, expondo os perigos do mundo online e as formas de utilização segura da Internet nas diferentes vertentes: comunicação, socialização, responsabilização e proteção de dados pessoais. 

Para complementar a informação veículada nas apresentações serão distribuídos materiais de informação, disponibilizados pelo Centro Internet Segura (24 mil recursos distribuídos), com os detalhes de tudo o que os jovens necessitam de saber sobre a prevenção de comportamentos de risco inerentes à utilização da Internet, promovendo assim uma navegação mais segura e consciente.

O projeto Centro Internet segura, coordenado pela FCT, inclui ainda como parceiros a Direção-Geral da Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude e a Microsoft.

Como membro integrante do GILM – Grupo Informal de Literacia para os Media – a FCT, representada pelo Departamento para a Sociedade da Informação, é uma das entidades responsáveis pela identificação e intervenção no âmbito da Educação para os Media, e surge assim como uma das organizações promotoras da iniciativa “Operação Sete Dias Com os Media”. Através de várias atividades executadas no espaço público, esta Operação pretende sensibilizar os cidadãos para o papel e lugar que os media, tradicionais e de nova geração, ocupam no seu dia a dia.