Saltar para o conteúdo principal

“Ciência em Português” no Dia Mundial da Língua Portuguesa

No próximo dia 5 de maio é comemorado o Dia Mundial da Língua Portuguesa, proclamado pela UNESCO em 2019. Estima-se que o português, presente em cinco continentes e a língua mais falada no hemisfério sul, atinja os 500 milhões de falantes em 2100, segundo projeções das Nações Unidas. A UNESCO assinala esta data com o objetivo de valorizar e promover a língua portuguesa enquanto instrumento global de comunicação, ciência, cultura e união. 

A 5 de maio de 2021, a FCT e o Centro Ciência LP, organismo que resulta de um acordo assinado entre o Estado Português e a UNESCO e instalado no Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa, levarão a cabo a sessão “Ciência em Português”, onde se pretende debater a ciência na língua e a língua na ciência, num contexto de cooperação. Esta sessão terá transmissão online a partir das 11h00 e conta com a participação da presidente do conselho diretivo da FCT, Helena Pereira, com a comunicação “Sobre a estratégia e o financiamento da ciência em Língua portuguesa: pessoas, ideias e infraestruturas”. O evento contará também com a presença do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

O Centro Ciência LP tem como principal objetivo fomentar a colaboração nos Países de Língua Portuguesa e a execução do seu Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no Domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Consulte o programa e assista online.