Saltar para o conteúdo principal

Cinco novos Laboratórios Colaborativos (CoLAB)

Hoje tem lugar a apresentação pública dos cinco novos CoLAB aprovados na 3ª avaliação de candidaturas ao concurso de atribuição do título e designação de Laboratório Colaborativo (CoLAB), submetidas até janeiro de 2019. A sessão terá lugar às 15 horas, no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, no Porto.

Os novos CoLAB são o CSESI Hub CoLAB, o VG CoLAB, o CoLAB InovFeed, o BUILT CoLAB e o FOODLAB CoLAB e vêm reforçar a lista dos 21 CoLAB existentes. O financiamento para o total dos 26 CoLAB ultrapassa os 69 milhões de euros, dos quais 57 milhões serão direcionados para a contratação de mais de 600 recursos humanos altamente qualificados (licenciados, mestres e doutorados) até 2021.

Os novos CoLAB têm 90 dias após a decisão de atribuição do título para se constituírem como associações privadas sem fins lucrativos ou empresas. Promovendo a colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior e o tecido económico e social, designadamente as empresas, o sistema hospitalar e de saúde, as instituições de cultura e as organizações sociais. Os CoLAB visam a criação, direta e indireta, de empregos de alto valor acrescentado em Portugal, através da implementação de agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social.

O concurso de atribuição do título de CoLAB está aberto em permanência.