Saltar para o conteúdo principal

Concurso de Bolsas de Doutoramento 2017

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia divulgou os resultados do Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento associadas ao concurso de candidaturas individuais de 2017. Foram atribuídas 900 bolsas de doutoramento, a que se juntam as mais de 500 bolsas atribuídas nos Programas de Doutoramento FCT. Serão assim atribuídas 1441 bolsas de doutoramento em 2017. Desde 2011 que a FCT não financiava um número de bolsas de doutoramento tão alto num único ano (veja a evolução do número de bolsas atribuídas entre 2006 e 2017). 

No concurso de 2017 foram submetidas 2.760 candidaturas, das quais 2.453 foram consideradas avaliáveis. Verificou-se uma taxa de sucesso de 37%; em 2016, a taxa equivalente foi de 33%, e em 2015 de 18%.

Os bolseiros agora selecionados podem fixar a data de início do seu plano de trabalhos entre 1 de setembro de 2017 e 31 de agosto de 2018. Os resultados são assim conhecidos antes do início do ano letivo, para que os alunos de doutoramento possam melhor planear a sua investigação.

As bolsas de investigação são um subsídio atribuído aos investigadores para realizarem atividades de natureza científica e tecnológica em regime de dedicação exclusiva. O processo de atribuição de bolsas incluiu diversas fases entre a candidatura e a divulgação dos resultados. Após submissão, e depois de verificada a sua admissibilidade, as candidaturas foram avaliadas separadamente por dois investigadores reconhecidos na respetiva área científica, recorrendo a peritos externos sempre que necessário.

Após a avaliação individual de todas as candidaturas, 305 investigadores, distribuídos em 37 painéis científicos, reuniram-se presencialmente para consensualizar as avaliações no contexto da sua área disciplinar e ordenar os candidatos. Mediante o financiamento disponível, a FCT propôs o financiamento dos candidatos mais bem colocados em cada painel. Todos os candidatos foram entretanto informados da proposta de decisão e têm acesso aos comentários do painel que justificam a classificação atribuída à sua candidatura. Após a notificação, e em caso de discordância com a proposta de classificação, os candidatos têm até 10 dias para apresentar os seus argumentos junto do painel em sede de audiência prévia de interessados, os quais serão devidamente analisados.