Saltar para o conteúdo principal

Concurso de Bolsas de Doutoramento FCT de 2021 recebeu 3381 candidaturas

O Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de 2021, cujas candidaturas decorreram de 1 a 31 de março, recebeu um total de 3381 candidaturas. O Concurso prevê a atribuição de 1450 bolsas para financiamento.

A maioria dos candidatos (82,3%) pretende realizar o seu plano de estudos em instituições de acolhimento nacionais, seguindo-se o regime misto em instituições de acolhimento nacionais e estrangeiras (15,3%) e, em menor número, a realização integral no estrangeiro (2,4%).

Os candidatos estrangeiros representam 30% e são provenientes de um total de 71 países. Os países com mais candidatos a concurso são Brasil (48,2%), Itália (9,2%), Irão (7,7%), Espanha (4,2%) e Índia (2,6%).

Por género, as mulheres representam 56% dos candidatos e os homens 44%. 

A distribuição dos candidatos por grandes áreas científicas são: Ciências Sociais – 23,7%, Ciências da Engenharia e da Tecnologia – 23,5%, as Humanidades 17,4%, Ciências Médicas e da Saúde – 11,5%, Ciências Naturais – 11,2%, Ciências Exatas 7,5% e Ciências Agrárias 5,3%. (ver Tabela 1)

As candidaturas submetidas serão avaliadas por 36 Painéis de Avaliação. Os painéis com maior número de candidaturas são: Medicina Clínica e Ciências da Saúde – 5,3%, Artes – 4,9% e Ciências da Computação e Informática – 4,8%.

As Bolsas de Investigação para Doutoramento da FCT são subsídios atribuídos competitivamente para apoiar a formação avançada em todas as áreas do conhecimento para a obtenção do grau académico de Doutor. Estas bolsas permitem que os estudantes de doutoramento se dediquem em exclusivo à sua investigação, contribuindo deste modo para o desenvolvimento científico e tecnológico do País. A FCT apoia atualmente cerca de 6 mil bolsas de investigação para doutoramento.

Tabela1

Distribuição das candidaturas submetidas por área científica principal e por género dos candidatos

Anexo: Relatório estatístico do processo de candidatura do concurso