Saltar para o conteúdo principal

Concurso de Projetos de IC&DT na região do Parque Natural do Montesinho

A FCT abre candidaturas, de 15 de julho a 30 de setembro, para a submissão de propostas de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) para a promoção de atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) a realizar na região do Parque Natural do Montesinho, integrado na Rede Natura 2000 e na Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica da Organização das Nações Unidas.

A dotação orçamental para este concurso de projetos é de 1,5 milhões de euros, sendo que o limite máximo de financiamento por projeto é de 250 mil euros e a sua duração até 36 meses.

O Parque Natural de Montesinho representa uma zona de montanha de características únicas, constituindo o último relevo no nordeste de Portugal, que ainda pertence ao noroeste Peninsular, e faz fronteira com a Meseta Ibérica. As propostas a apresentar devem ter em conta a projeção para o futuro e novos conhecimentos em diversas em cinco áreas temáticas: 1) observação e conhecimento da terra; 2) clima e alterações climáticas; 3) sistemas agrários sustentáveis, incluindo agricultura, florestas e sistemas agrosilvopastoris, e a valorização dos seus produtos numa perspetiva de bioeconomia; 4) dinâmicas socioculturais; e 5) biodiversidade e recursos biológicos, patrimónios naturais e culturais, e desenvolvimento regional sustentável.

Este programa pretende atrair grupos de investigação de excelência internacional, para trabalhar em estreita cooperação com equipas de instituições portuguesas. Desta forma, os projetos candidatos devem adotar uma perspetiva multidisciplinar e contexto internacional, facilitando parcerias com peritos e instituições de reconhecido mérito.

Podem candidatar-se ao programa, individualmente ou em copromoção: Entidades não empresariais do sistema de I&I como Instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D; Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal; Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D; e outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica. Podem candidatar-se também empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, desde que inseridas em projetos de IC&DT liderados por entidades não empresariais do sistema de I&I, no âmbito de uma colaboração efetiva.

A concretização do Programa Internacional de Investigação de Montesinho e do Observatório de Montesinho – Dionísio Gonçalves é promovida esta sexta-feira, dia 19 de junho, pelas 14 horas, na Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança, numa sessão que contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do Secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, da Secretária de Estado para a Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e da Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Helena Pereira. Ver programa aqui

Mais informações em Projetos de IC&DT Parque Natural do Montesinho.