Saltar para o conteúdo principal

Concurso de Projetos de IC&DT no âmbito das Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação

O Pavilhão do Conhecimento foi palco da Sessão Comemorativa Fernão de Magalhães – 500 Anos da Descoberta do Estreito, que teve lugar no passado dia 21 de outubro, na qual foram apresentados os oito projetos selecionados no Concurso Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito das Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação, promovido pela FCT. O evento pode ser visualizado aqui.

Cada um dos oito projetos vai ter um financiamento de até 300 mil euros, num investimento total de 2,3 milhões de euros. Tendo como referencial a viagem de circum-navegação e o seu enquadramento conceptual de descoberta da terra e dos oceanos, de interação com povos e culturas e do mundo natural e da riqueza biológica, este concurso de projetos tinha como objetivo promover investigação que desenvolvesse novos conhecimentos em diversas áreas temáticas numa perspetiva de multidisciplinaridade científica e contribuindo para agenda de I&D em “Interações Atlânticas”. Nesse sentido, as áreas prioritárias de investigação para este concurso foram : observação e conhecimento da Terra, clima e alterações climáticas, cidades sustentáveis, mobilidade e interações socioculturais, biodiversidade e recursos biológicos.

A viagem de circum-navegação comandada por Fernão de Magalhães, a partir de 1519, foi a primeira viagem completa em torno do globo cuja herança cultural e relevância no plano patrimonial se mantêm até hoje. As comemorações do seu V Centenário são objeto da Resolução de Conselho de Ministros nº 24/2017, e o seu programa, constante da Resolução de Conselho de Ministros nº 52/2018, inclui um programa de investigação e inovação nas áreas associadas à circum-navegação.