Saltar para o conteúdo principal

Concurso “DOCTORATES 4 COVID-19” recebeu 128 candidaturas

O Concurso DOCTORATES 4 Covid-19 para a atribuição de bolsas de investigação para doutoramento, promovido pela FCT em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), recebeu um total de 128 candidaturas.

Este concurso, cujas candidaturas encerraram no dia 14 de maio, foi lançado no âmbito da situação pandémica provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, sendo orientado para a obtenção de novos conhecimentos que permitam criar competências para resposta a esta e a futuras pandemias, e que se traduzam em medidas de prevenção eficientes, melhores cuidados de saúde e num apoio efetivo aos cidadãos.

Por género, os candidatos dividem-se em 65% mulheres e 35% homens.

Do total das candidaturas, 87,5% correspondem a bolsas em Portugal e 12,5% a bolsas a serem desenvolvidas em instituições de acolhimento nacionais e estrangeiras, denominadas por bolsas mistas.

Os candidatos estrangeiros representam 20% da totalidade das candidaturas, sendo provenientes de 7 países. Os países com mais candidatos a concurso são Brasil (15) e Itália (5).

Este concurso integra-se num conjunto variado de apoios, concursos e outras iniciativas, lançados este ano pela FCT no âmbito do combate à Covid-19: o apoio RESEARCH 4 COVID-19; o Concurso para projetos de I&D AI 4 COVID-19: Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública; o apoio Gender Research 4 Covid-19; o portal Science 4 COVID-19, o aumento da capacidade da RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, que suporta as ligações à internet da comunidade de ensino e investigação; o reforço da capacidade dos serviços que asseguram ensino a distância e teletrabalho na comunidade académica e científica (Colibri, NAU, Educast, Videocast); e a criação de uma página COVID-19 no site da FCT, que reúne toda a informação que vai sendo emitida, relacionada direta ou indiretamente com esta situação de pandemia.

As Bolsas de Investigação para Doutoramento da FCT são subsídios atribuídos competitivamente para apoiar a formação avançada em todas as áreas do conhecimento para a obtenção do grau académico de Doutor. Estas bolsas permitem que os estudantes de doutoramento se dediquem em exclusivo à sua investigação, deste modo contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.